Topo

Aquecimento global pode reduzir 20% das geleiras do Canadá até 2100

08/03/2013 11h15

Um total de 20% das geleiras do Canadá podem desaparecer até o fim do século, o que representaria um aumento de 3,5 centímetros no nível do mar. Segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (7), a redução seria resultado do aquecimento global.

"Mesmo que consideremos um aquecimento global moderado ainda é muito provável que o gelo afunde em um nível alarmante", afirmou o coordenador do estudo, Jan Lenaerts. 

"E as possibilidades de que voltem a crescer são muito poucas", afirmou o meteorologista da Universidade de Utrecht, na Holanda.

O cientista afirmou que o processo é irreversível e que está sendo reforçado, já que a neve e o gelo da Tundra e as águas do Norte do Canadá ajudam a refletir para fora o calor do sol. Caso desapareçam, grande parte dos raios solares serão absorvidos pela água e pela terra, o que provocará o aumento das temperaturas.

Caso as geleiras do Canadá diminuam 20%, segundo o cenário, isto corresponderia a um aumento médio da temperatura de 3 graus Celsius.

Mas o aumento da temperatura nas regiões glaciares do norte do Canadá seria muito maior, de até 8 graus Celsius, segundo as estimativas de Lenaerts, que enfatizou que este não é o pior dos cenários previstos.