Moraes autoriza, mas Bolsonaro desiste de ir a enterro da mãe de Valdemar
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não irá aos funerais da mãe de Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Ele foi autorizado nesta terça-feira (3) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a comparecer ao velório e ao enterro, mas cancelou a ida por avaliar que não chegaria a tempo para as cerimônias.
O que aconteceu
Leila Caran Costa, mãe de Valdemar, morreu na madrugada de hoje aos 99 anos. Moraes liberou Bolsonaro para ir ao velório na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes (SP), cidade onde ela morava, e ao sepultamento, que será realizado ainda hoje. No início da tarde, porém, o ex-presidente desistiu de comparecer, segundo confirmou o UOL.
Moraes levou cerca de três horas e meia para acatar o pedido de Bolsonaro. A defesa protocolou a petição no sistema do STF pouco depois das 10h, e o ministro liberou a ida por volta das 13h30. O enterro da mãe de Valdemar está marcado para as 17h. Segundo apurou o UOL, a defesa deverá pedir a Moraes que Bolsonaro possa ir à missa de sétimo dia.
Bolsonaro está proibido pelo STF de ter contato com Valdemar. O ex-presidente pediu a Moraes uma autorização "em caráter excepcional", considerando a relação entre ele e o presidente do PL. No pedido, Bolsonaro se compromete a "não manter quaisquer conversas sobre as investigações em curso" com Valdemar. Moraes autorizou o encontro com a condição de que o compromisso seja cumprido.
A proibição de contato entre os dois está em vigor desde 8 de fevereiro. Na ocasião, Moraes vetou qualquer contato entre o ex-presidente e outros investigados por suposta tentativa de golpe de Estado, como os ex-ministros Augusto Heleno, Braga Netto e Anderson Torres. Todos eles foram indiciados pela Polícia Federal no último dia 21.
Em face da excepcionalidade do pedido e da afirmação da defesa ("comprometendo-se o peticionário a não manter quaisquer conversas sobre as investigações em curso"), nos termos do art. 21, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, autorizo Jair Messias Bolsonaro a manter contato com o investigado Valdemar Costa Neto
Trecho da decisão de Moraes
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.