Topo

Incêndios no Pantanal: Lawrence Wahba explica consequências do fogo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/09/2020 13h32

O documentarista de natureza Lawrence Wahba participou do "OtaLab" no UOL da última quinta-feira (10) para falar sobre as consequências do fogo nos incêndios no Pantanal. A destruição registrada entre janeiro e agosto deste ano equivale a tudo o que queimou no bioma nos seis anos anteriores, de 2014 a 2019.

"O Pantanal é um mundo. E os incêndios estão afetando diferentes regiões", disse Lawrence.

Ele explicou as queimadas são históricas na região, mas que, além da ação humana, a vegetação seca e calor no último ano fizeram com que a situação se potencializasse ainda mais.

Os dados revelam que somente neste ano os satélites do Inpe registraram um total de 10.153 focos de incêndio no Pantanal. O número supera os 10.048 pontos de queimadas contabilizados pelo instituto nos seis anos anteriores. A região soma 150 mil quilômetros quadrados, localizados nos Estados do Mato Grosso (35%) e Mato Grosso do Sul (65%).

"Queimar o pasto é uma técnica polêmica e histórica da cultura pantaneira. O problema é que com a seca atípica, esse fogo se perdeu de controle. O fogo se alastrou a proporções infernais, não tem outro termo", completou.

Desde o início de agosto, o Ministério da Defesa estendeu a Operação Pantanal que se dedicava ao combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul para o Mato Grosso. Há hoje mais de 100 homens atuando diretamente para controlar o fogo.

"A gente precisa controlar esse fogo juntos. A sociedade civil pode ajudar contribuindo com campanhas, pressionando as autoridades municipais, estaduais e federais. O que o Pantanal precisa agora é de união", finalizou Lawrence.