Topo

Querem fazer da Vila Madalena um Woodstock, e nós não vamos deixar

Especial para o UOL

27/06/2014 06h00

A Vila Madalena, já há algum tempo, é palco de concentração de pessoas para comemorações de vários tipos. Hoje o que mais preocupa os moradores é a Copa do Mundo, que não é diferente do Carnaval.

O bairro possui comportamento atípico: ruas estreitas, aclives, declives, e muitos moradores resistem no bairro. Quando há uma concentração massiva, de aproximadamente 40 mil pessoas, vira um caos.

Esse tipo de aglomeração não é considerado um evento, então há poucas autoridades prestando atenção ao que ocorre por lá. Como nos anais da política brasileira, esperam acontecer uma desgraça para que tomem providências.

Então vem o desrespeito por parte das pessoas que ficam perambulando pelo bairro. Pancadões a todo vapor, ambulantes ilegais entupindo as ruas do bairro, vendendo todo tipo de bebida alcoólica, drogas à solta.

Pessoas que urinam, defecam e transam ao ar livre, arremesso de rojões em direção às casas e prédios de apartamentos. É o fim da picada.

Querem fazer da Vila Madalena um Woodstock, e nós não vamos deixar. Lutaremos junto às autoridades até o fim.

Um jeito inteligente de se prevenir e diminuir um pouco mais esse impacto negativo é a realização de reuniões entre poder público, associações de bairros, comerciantes e moradores para se traçar uma estratégia.

O primeiro passo seria estipular um horário para a festa acabar, pois não é possível um evento como esse durar tanto, já que a maioria dos jogos do Brasil começam no final da tarde e acabam no início da noite. Não é justo com os moradores, que pagam um dos impostos mais caros da capital, aguentarem pancadões até altas horas da madrugada.

É necessário ter policiamento efetivo full time, antes, durante e depois das partidas. Agir como polícia contra a ilegalidade implantada nesses eventos. Os bares, por lei, fecham à 1h, então não há motivo para tocarem música alta até as 3h ou 4h.

A Vila Madalena se tornou um ponto turístico não oficial da cidade de São Paulo. E isso é bacana, pois a Vila é cultural antes de ser boêmia. Aqui temos teatros, ateliês, artistas plásticos, escola de samba, ótimos bares e restaurantes. É um lugar excelente para se divertir. Mas com respeito.

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br