Topo

Organização protocola pedido de impeachment contra governador do DF

O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), é acusado de envolvimento no esquema de Carlinhos Cachoeira - Sergio Lima/Folhapress
O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), é acusado de envolvimento no esquema de Carlinhos Cachoeira Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

16/04/2012 17h59

Integrantes da organização “Adote um Distrital”, que integra o Comitê Ficha Limpa do Distrito Federal, protocolaram na tarde desta segunda-feira (16) um pedido de impeachment contra o governador petista Agnelo Queiroz. 

O pedido tem como base as citações sobre Agnelo e seus secretários em gravações registradas pela Polícia Federal em escutas telefônicas realizadas na Operação Monte Carlo, que prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira e desarticulou um esquema de jogos ilegais em Goiás e no DF.

O pedido foi entregue à Procuradoria da Câmara Legislativa do DF pelo presidente da Casa, deputado Patrício (PT). A Procuradoria tem prazo de cinco dias úteis para dar seu parecer e encaminhá-lo a Patrício. A decisão será monocrática, ou seja, só cabe ao presidente da Casa decidir se o pedido impeachment será aceito ou não.

No ano passado, dois outros requerimentos semelhantes foram feitos por DEM e PSDB, por acusações contra Agnelo de envolvimento em irregularidades no período em que trabalhou na Anvisa e no Ministério do Esporte. Na ocasião, os pedidos foram rejeitados por falta de provas do envolvimento do governador nos casos.

O porta-voz do governo, Ugo Braga, disse que a iniciativa é “golpismo barato, de um pequeno grupo reunido em uma ONG que, em outubro passado, estava acompanhado pelo senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO)” para a mesma finalidade.

Amanhã (17), o PSOL do DF anunciou que irá protocolar uma petição na Câmara Legislativa cobrando a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as acusações contra Agnelo e seus secretários.