Sai Dilma, entra Temer: o que mudou no desfile do 7 de Setembro
Michel Temer participou nesta quarta-feira de seu primeiro desfile do 7 de Setembro como presidente efetivo, após o impeachment de Dilma Rousseff na semana passada. O evento com Temer na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, registrou diferenças em relação ao com Dilma e com outros presidentes em anos anteriores.
Carro fechado
Temer, também por decisão pessoal, chegou à Esplanada em um Chevrolet Omega oficial, fechado, quebrando a tradição de desfilar no Rolls Royce conversível da Presidência. Além de Dilma, esse era um padrão também cumprido por Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, que também utilizavam a faixa presidencial ao chegar para o desfile.
Sem faixa
Diferentemente de Dilma, Temer não usou a faixa presidencial no desfile. Segundo informou o Planalto, essa foi uma decisão pessoal do presidente.
Protestos, de novo
Nesta quarta, parte do público presente entoou gritos de "fora, Temer" e chamou o presidente de "golpista". Outros aplaudiram a chegada do presidente, enquanto o coro "a nossa bandeira jamais será vermelha", aparente crítica ao PT, também foi ouvido.
No ano passado, Dilma já era alvo de manifestantes que pediam o impeachment, e cerca de mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios protestar contra a ex-presidente. Alguns apoiadores da petista, em menor número, também compareceram.
Companhias diferentes
Neste ano, Temer teve a seu lado o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), representando os Poderes Judiciário e Legislativo. Também marcaram presença o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), e ministros como Raul Jungmann (Defesa), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Alexandre Moraes (Justiça).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.