Topo

Manifestantes fazem atos em apoio ao pacote de medidas contra a corrupção

Recife - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/11/2016 18h06Atualizada em 20/11/2016 23h29

Centenas de pessoas foram às ruas em algumas capitais do país neste domingo (20) em ato organizado pelo movimento Vem Pra Rua em apoio ao projeto de lei que estabelece dez medidas contra a corrupção. O pacote de medidas foi elaborado pelo Ministério Público Federal.

Na Câmara dos Deputados, o projeto é relatado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que elevou o número de medidas para 17. O parecer do relator deve ser votado na terça-feira (22).

Em entrevista à "Folha de S.Paulo", Lorenzoni disse que há um grande risco de que a Câmara aprove uma anistia aos alvos da operação Lava Jato, o que arruinaria o pacote anticorrupção.

O Vem Pra Rua é um dos movimentos que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e ajudou a organizar protestos pelo país. 

'Muro da Vergonha' em São Paulo (SP) traz contrários ao projeto e indecisos - Luis Cléber/Agência Estado  - Luis Cléber/Agência Estado
'Muro da Vergonha' em São Paulo (SP) traz contrários ao projeto e indecisos
Imagem: Luis Cléber/Agência Estado

Em São Paulo, os manifestantes se reúnem na avenida Paulista e mostram, em um painel, os nomes dos parlamentares que se declararam contra as medidas. O painel foi chamado de "Muro da Vergonha".

Os nomes dos deputados que não apoiam as medidas também foram expostos em Brasília (DF), no gramado em frente ao Congresso Nacional. Manifestantes também carregavam faixas em apoio ao juiz federal Sérgio Moro. 

Manifestantes vestidos de verde e amarelo apoiaram medidas anticorrupção - Pedro Ladeira/Folhapress - Pedro Ladeira/Folhapress
Manifestantes de verde e amarelo apoiaram leis anticorrupção, em Brasília (DF)
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Em Maceió (AL), o ato na praia de Ponta Verde contou com um boneco inflável do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O local foi escolhido por ser próximo a um prédio em que o senador tem apartamento.

Ato em Maceió (AL) pediu a prisão do senador alagoano Renan Calheiros  - Guido Jr./Agência Fotoarena/Agência O Globo - Guido Jr./Agência Fotoarena/Agência O Globo
Ato em Maceió (AL) pediu a prisão do senador alagoano Renan Calheiros
Imagem: Guido Jr./Agência Fotoarena/Agência O Globo

No Recife, a manifestação foi realizada na zona sul da cidade e levava um boneco inflável do ex-presidente Lula.