Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito é preso suspeito de furtar água da transposição do São Francisco

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

18/12/2019 11h04

A PF (Polícia Federal) prendeu ontem em flagrante o prefeito de Salgueiro (PE), Clebel Cordeiro (MDB), suspeito de furtar água da transposição do rio São Francisco para um sítio de sua propriedade do município, que fica no sertão pernambucano.

Todo o material de bombeamento de água foi apreendido, e Clebel foi levado para a delegacia da PF em Salgueiro, em que foi autuado pelos crimes de invasão de terras da União com intenção de ocupá-las e furto de água.

Clebel Cordeiro - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Clebel Cordeiro (MDB-PE) foi preso por suspeita de furtar água
Imagem: Reprodução/Facebook
Segundo a PF, policiais foram ontem até a propriedade para cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pela 20ª Vara Federal de Salgueiro para o sítio Mulungu.

No local, a polícia afirma que constatou que "estava ocorrendo a retirada de água da barragem do canal do São Francisco através de bombas elétricas e que tal terreno também estava avançando dentro da propriedade da União (APP do Reservatório Mangueira e Área de Reserva Legal VPR Baixo dos Grandes)", destacou.

Sistema criado para furtar água do rio São Francisco - Divulgação/PF-PE - Divulgação/PF-PE
Equipamento que teria sido usado para furtar água de transposição do rio São Francisco
Imagem: Divulgação/PF-PE

A denúncia do uso indevido da água tiveram início após uma notícia crime encaminhada para o MPF (Ministério Público Federal)

O prefeito deve passar hoje por audiência de custódia, na qual será decidida pela confirmação da prisão preventiva pedida ou se será liberado para responder o processo em liberdade.

Em nota, Clebel alegou que as águas da transposição passam em sua propriedade, e por isso entende que não houve invasão. Ele ainda alegou que prestou esclarecimentos e acredita que "tudo será resolvido com os dados fornecidos".