Topo

Vírus ebola causou 95 mortes desde janeiro na Guiné

Em Conacri

07/04/2014 13h44

A epidemia de febre hemorrágica, provocada pelo vírus do ebola, deixou 95 mortos de um total de 151 casos registrados desde janeiros na Guiné, segundo o último balanço fornecido nesta segunda-feira (7) pelas autoridades sanitárias do país e a organização do MSF (Médicos Sem Fronteiras).

Das 95 vítimas, 52 pessoas foram contaminadas, de maneira confirmada, pelo vírus Ebola, indicou o chefe da divisão de prevenção do ministério da Saúde e da Higiene, Sakoba Kéita.

A MSF também indicou, sem citar números, os "primeiros" casos de "pacientes que sobreviveram ao vírus ebola e que deixaram os estabelecimentos médicos", principalmente o hospital Donka de Conakry.

Não existe vacina, nem tratamento específico para o ebola, uma doença cuja taxa de mortalidade chega a 90%. Mas, segundo a MSF, "se os pacientes recebem um tratamento para infecções secundárias e são bem hidratados em estruturas de saúde bem geridas, suas chances de sobreviver aumentam".

O vírus é transmitido por contato direto com o sangue e outros fluidos naturais, ou com tecidos de indivíduos infectados, tanto humanos quanto animais, vivos ou mortos.