Topo

Canadá suspende vistos para cidadãos de países afetados pelo ebola

31/10/2014 19h07

O Canadá anunciou, nesta sexta-feira (31), que suspenderá a concessão de vistos para cidadãos de países afetados pelo ebola, na tentativa de evitar que o vírus mortal cruze suas fronteiras.

A imigração canadense disse que as autoridades não processariam nenhum aplicativo de visto de indivíduos que tenham estado em um país afetado pelo Ebola "no prazo três meses anterior à data da solicitação".

Segundo um comunicado, as autoridades da imigração também evitariam enviar novas solicitações de vistos ou processar pedidos existentes de cidadãos estrangeiros que pretendam viajar para um país afetado pelo ebola.

A decisão não afeta as solicitações de renovação de vistos de cidadãos estrangeiros que já estão no Canadá, acrescentou o comunicado.

Embora o Canadá tenha tido alguns alertas de possíveis casos de ebola, o país ainda não registrou sua primeira incidência confirmada da doença.

A Austrália também suspendeu vistos para nações da África Ocidental afetados pelo surto de ebola, tornando-se a primeira nação rica a fechar as portas para a região. O país foi criticado por especialistas em saúde e defensores dos direitos humanos.

Segundo dados atualizados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados nesta sexta-feira, a epidemia de ebola teve um total de 13.567 casos e 4.951 mortos, a maioria em Libéria, Guiné e Serra Leoa.