Topo

França permitirá doação de sangue de homens homossexuais

Em Paris

14/06/2012 17h05

A França autorizará homens homossexuais a serem doadores de sangue, o que até hoje não era permitido no país pela crença de que havia um risco superior de contaminação de Aids, afirmou nesta quinta-feira (14) a ministra da Saúde, Marisol Touraine.

Por ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue, Marisol se mostrou partidária de "rever a política" que impede homossexuais de doarem. "O critério não pode ser a orientação sexual", afirmou a ministra, acrescentando que "isso por si não constitui um risco".

A titular da pasta de Saúde argumentou que, no entanto, "a grande varidade de relações e de parceiros constitui um fator de risco, seja qual for a orientação sexual ou o gênero da pessoa".

Entidades de defesa dos homossexuais da França reivindicavam há anos acabar com o que consideram uma forma de discriminação, mas até agora só haviam recebido negativas de diferentes governos.

A justificativa para não permitir as doações de sangue de homossexuais se baseava na maior porcentagem de soropositivos que se registra em pessoas do grupo.