Topo

Bebê é a primeira vítima do vírus do chicungunha na Colômbia

23/09/2014 09h05

Uma menina de 11 meses se tornou a primeira vítima do vírus do chicungunha na Colômbia, nesta segunda-feira (23), de acordo as autoridades de saúde do departamento caribenho de Sucre.

A secretária de Saúde de Sucre, Nayibe Padilla, disse a "Blu Radio" que a bebê chegou à Colômbia procedente da Venezuela e morreu em um hospital de Sincelejo.

"Foi um caso muito pontual", disse a funcionária, que acrescentou que a paciente estava com sua família no município de Magangué, no departamento vizinho de Bolívar, mas que foi transferida até Sincelejo, onde ocorreu a morte.

Padilla afirmou que a bebê não foi infectada com o vírus do chicungunha em Sucre, "mas infelizmente quando chegou, a doença estava em estágio avançado e não foi possível fazer os controles necessários para melhorar a situação".

Meios de comunicação locais asseguraram que a morte da menina aconteceu em 12 de setembro, mas que o caso não foi divulgado porque não se tinha certeza que o vírus era a causa.

Segundo as autoridades, na Colômbia já existem 1.673 casos de chicungunha detectados, boa parte deles em Bolívar, onde no dia 11 de setembro se confirmaram os primeiros quatro casos indígenas da doença.

Em meados de julho, uma mulher de 71 anos da República Dominicana foi o primeiro caso reportado da doença na Colômbia.

O vírus do chicungunha se transmite pela picada do mosquito aedes aegypti e causa sintomas parecidos com a dengue, com fortes dores nas articulações e febre.