Topo

No 1º dia, hospitais atendem 405 casos de dengue no RJ

Pedro Dantas<br>Do Rio

31/03/2008 20h43

Em seu primeiro dia de funcionamento, os hospitais de campanha das Forças Armadas constataram pelo menos 405 casos de dengue. Duas crianças, uma de seis e outra de nove anos, foram diagnosticadas com dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença. Jéssica Abre da Silva chegou vomitando sangue no hospital da campanha da Aeronáutica, erguido na sede do Clube Campestre, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, após percorrer quatro hospitais públicos e uma clínica durante 12 dias com os sintomas da doença. No hospital de campanha da Marinha, montado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Lorran Mateus Pires da Silva também foi diagnosticado com dengue hemorrágica após chegar com sangue escorrendo pelo nariz.

Devido à falta de leitos na rede pública, as duas crianças foram transferidas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel para o hospital particular Menino Jesus de Praga, na cidade de Barra Mansa, a 110 quilômetros do Rio. A vaga só foi obtida porque a Secretaria Estadual de Saúde fez contratos com várias clínicas garantido 68 leitos, 14 deles no Centro de Terapia Intensiva, 14 na CTI adulta e 40 na enfermaria adulta. O estado de ambos é considerado grave pelos médicos.

Além de Jéssica, uma outra criança e quatro adultos foram diagnosticados com dengue hemorrágica. A Aeronáutica informou que 400 pessoas procuraram o hospital de campanha hoje, 236 receberam atendimento e 200 delas apresentavam sinais de dengue. O número de atendimentos foi o dobro do esperado. Apenas na primeira hora de funcionamento, o hospital recebeu 30 pessoas.

O Hospital de Campanha da Marinha realizou 226 atendimentos, sendo 140 adultos, 84 crianças, das quais 65 de até 10 anos. Do total, foram constatados 201 casos de dengue. A Marinha informou que o tempo médio de espera para atendimento foi de 30 minutos. Porém, o atendimento às crianças apresentou um tempo maior de espera, "devido às peculiaridades características do atendimento pediátrico". Com uma estrutura menor e funcionando dentro da Vila Militar de Deodoro, na Zona Oeste, o hospital de campanha do Exército realizou 79 atendimentos, de acordo com o Comando Militar do Leste. Quatro pessoas foram transferidas para a internação.