Topo

Entidade dá atendimento psicológico gratuito a paciente com linfoma

30/09/2008 16h40

São Paulo - Febre, sudorese noturna, perda de peso e emagrecimento são sintomas difusos, que podem acometer doentes de males diversos - entre eles o linfoma. A ausência de sinais claros da presença da doença acaba comprometendo, muitas vezes, a realização de um diagnóstico precoce, o que seria o caminho mais curto para o tratamento. Para piorar, o câncer dos gânglios linfáticos se manifesta com um aumento desses gânglios. Para auxiliar o paciente, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia oferece atendimento psicológico e jurídico gratuito a pessoas que tenham sido diagnosticadas com a doença.

"A principal razão porque um gânglio aumenta é infecção, é comum o sujeito ter dor de garganta e gânglio na região inguinal. Se o gânglio não diminuir sozinho e não houver um quadro de infecção, é recomendável pesquisar a causa", aconselha Nelson Hamerschlak, coordenador do programa de hematologia e transplante de medula óssea da onco-hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
"O linfoma é a sexta causa mais freqüente de câncer. Estatísticas apontam que há 54 mil novos casos nos Estados Unidos por ano, com 20 mil mortes. No Brasil, os dados são incipientes. O que sabemos é que a incidência entre jovens de 20 anos é de 4 para 100 mil habitantes. Aos 70 anos é de 80 para 100 mil. Como estamos vivendo mais, possivelmente teremos mais casos de linfoma", alerta o onco-hematologista do Hospital Sírio Libanês, Celso Massumoto, especialista em leucemia e linfoma.

Para Merula Steagall, presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, "o linfoma é um câncer e, como qualquer oncologia, ele é 'silencioso'. O diagnóstico precoce pode salvar vidas." Detalhes sobre o atendimento psicológico e jurídico oferecido gratuitamente pela associação estão na página da internet www.abrale.org.br e no telefone 0800 77 39 973.

Deborah Bresser