Topo

Diabetes aumenta em até 7 vezes risco de doença cardiovascular

02/09/2009 14h35

São Paulo - O diabetes exerce mais impacto sobre o coração das mulheres que dos homens. Para o médico Otavio Gebara, "enquanto o risco de ter uma doença cardiovascular dobra no homem diabético, na mulher diabética ele aumenta de quatro a sete vezes". O especialista Raul Dias dos Santos completa: "A resistência à insulina também tem a ver com a gordura abdominal acumulada na menopausa."

O açúcar, quando em excesso no sangue, agride a parede dos vasos. Ele também tende a se ligar ao LDL (colesterol ruim), acelerando a formação de placas. Se o estrago se der nos vasos dos rins, a consequência é um quadro de hipertensão. "Notamos, pela experiência clínica, que esses danos costumam ser mais graves nas mulheres. Hoje, cada vez mais elas apresentam problemas cardíacos", diz Gebara.

O cardiologista César Jardim lembra que os episódios que antecedem a doença cardiovascular costumam ser assintomáticos, daí a importância de exames preventivos. "O diabetes, no início, não é percebido, assim como é possível alguém passar 30 anos com colesterol alto sem saber. Os fatores que interferem na doença cardiovascular, contudo, são tratáveis - à exceção do histórico familiar", salienta. É considerado fator de risco ter mãe acometida por doença cardiovascular com menos de 65 anos ou pai antes dos 55 anos.

AE