Topo

Atriz Naomi Watts advoga combate ao HIV em Moçambique

Eleutério Guevane

Da Rádio ONU, em Nova York

08/10/2012 17h00

A Embaixadora da Boa Vontade do Programa Conjunto da ONU sobre o HIV/Sida, Onusida, Naomi Watts, prometeu advogar o aumento do acesso à prevenção e à qualidade e tratamento para mulheres e crianças moçambicanas.

No país, a atriz anglo-australiana  vai representar o papel da princesa Diana no filme Caught in a Flight, inspirado no livro da escritora Tina Brow intitulado "Crônicas de Diana." As filmagens também serão feitas na Croácia e na Inglaterra.

Prevalência

O foco dos contatos entre Watts e as várias entidades, em Moçambique, será a necessidade de "redobrar os esforços para apoiar tanto o país como as outras 21 nações mais afetadas."

Moçambique tem uma taxa de prevalência que ronda os 11,5% em adultos. Em 2008, 98 mil mulheres careciam de tratamento para evitar a transmissão do vírus para os bebés.

Slogan

Para Watts, reduzir a zero o número de infeções "não de trata de um sonho ou de um slogan mas de uma realidade possível."

No mês de setembro, a atriz participou no Fórum de Mulheres Líderes em Nova Iorque, juntamente com empresárias e várias primeiras damas com vista a reduzir a zero o número de infeções com o vírus da Aids.