Saúde distribui "kit fissura" contra tabagismo em São Paulo
Na semana em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, irá realizar uma ação gratuita e aberta à população na estação Barra Funda da CPTM. O evento será realizado nesta terça-feira, 28 de maio, das 10h às 15h, e espera reunir cerca de 200 pessoas.
Para os fumantes que pretendem largar a depedência, haverá distribuição de “kits fissura” (saquinhos contendo um mix de uva passa, casca de laranja assada, cravos, damasco seco e canela em pau que devem ser mascados devagar e vão saciar a vontade de fumar). Também haverá aplicação de testes para avaliação do grau de dependência química e, caso haja necessidade, encaminhamento para continuidade do tratamento em uma unidade de saúde pública especializada.
Além das orientações sobre os malefícios do cigarro, também será montado no local uma câmara simulando o pulmão de um fumante que ficará aberta para visitação. Os visitantes ainda poderão fazer o exame de monoximetria para medir o índice de monóxico de carbono no organismo.
“Além de fazer mal para a saúde, o ato de fumar também interfere de forma negativa na vida social dos fumantes. Por isso, estamos promovendo esta ação com o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro e auxiliar os fumantes a mudarem de hábitos” diz Ivone Charran, coordenadora do programa de tabaco do Cratod.
Durante o evento, também será oferecida à população orientações e avaliações nutricionais e odontológicas com uma equipe multiprofissional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.