Topo

Vacina contra hepatite A já está disponível gratuitamente em Boa Vista

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 21h28

O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, ampliou o calendário nacional de vacinação da criança. Este ano, foi incluída a vacina contra hepatite A. Em Boa Vista, a Secretaria Municipal de Saúde já disponibilizou as doses em todas as unidades básicas de saúde.

Estão sendo oferecidas cerca de duas mil doses para crianças com 1 ano de idade. A doença é habitualmente benigna, mas pode limitar o funcionamento do fígado com manifestações clínicas graves, levando à hospitalização e até mesmo à morte.

"A vacina é um importante passo na prevenção da hepatite A. Antes ela era oferecida apenas em clínicas particulares, agora está disponível também na rede pública. É fundamental que os pais procurem as unidades básicas de saúde para vacinarem os filho", destacou a coordenadora municipal de imunização, Joseane Maia.

A principal forma de contágio da doença é por contato entre pessoas infectadas, por meio de água, alimentos contaminados e pelo contato com fezes. A vacina tomada na infância gera proteção para a vida inteira. Com mais esta vacina, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Imunização

O Ministério da Saúde pretende imunizar três milhões de crianças em um ano. A medida integra as ações para prevenção e controle das hepatites virais. Esta vacina representa um grande avanço para a melhoria da saúde da população brasileira, reduzindo em cerca de 65% os casos sintomáticos e 59% dos óbitos causados pela doença.

Não há nenhum tratamento específico para a hepatite A, a terapia visa a manutenção de conforto e equilíbrio nutricional adequado. Portanto, a prevenção é a medida mais importante para o controle, e a vacinação uma importante ferramenta para evitar a doença.