Topo

Se transar sem camisinha com parceiro com DST, pego a doença?

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 06h00

"Se eu transar com um parceiro que tenha DST [doença sexualmente transmissível] sem usar a camisinha, qual o risco de pegar a doença?", questiona uma internauta na nova edição do programa @saúde.

Primeiramente, o médico e especialista em sexualidade Jairo Bouer responde a uma outra internauta que questiona se corrimentos vaginais são necessariamente DST. Jairo responde que o corrimento indica algum tipo de infecção, e não necessariamente de uma DST. "Pode ser um tipo de fungo, ou protozoário", afirma. Segundo ele, é preciso fazer um exame para saber o que causa o corrimento e o parceiro também tem que se tratar.

Outra internauta questiona sobre o HPV de alto risco. Ela tem, e o namorado não. O HPV não se manifesta em homens? Não é bem assim. Nem todo mundo que entra em contato com o vírus manifesta a lesão por HPV, explica o médico.

Por último ele responde à pergunta que dá início ao vídeo: "Se eu transar com um parceiro que tenha DST sem usar a camisinha, qual o risco de pegar a doença?”. Jairo Bouer explica que é impossível calcular o risco, pois depende do vírus, do tipo de DST e também da imunidade da pessoa, mas orienta: use sempre camisinha.

Você tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do médico Jairo Bouer. E se você perdeu algum programa do @saúde, assista aqui para garantir uma vida mais saudável e prazerosa.