Topo

Sumaré registra primeiro caso de zika vírus no Estado de São Paulo

Thiago Varella

Do UOL, em Campinas (SP)

22/05/2015 12h12

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta sexta-feira (22), que a cidade de Sumaré (a 121 km da capital paulista) registrou o primeiro caso de zika vírus no Estado de São Paulo.

O paciente tem 52 anos e é morador do bairro Parque General Osório, em Sumaré. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 10 de março e foi tratado como se tivesse dengue, já que as duas doenças têm características parecidas e são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Como Sumaré enfrenta uma grave epidemia de dengue, com 9.208 casos confirmados da doença até o momento pela prefeitura, o paciente não fez exame de sorologia. O caso de zika vírus só foi descoberto porque o homem infectado havia doado sangue no Hemocentro da Unicamp, em Campinas, alguns dias antes de apresentar os sintomas.

Após ter sido diagnosticado com dengue, o paciente teve a iniciativa de ligar para o local onde doou sangue para comunicar a doença. O hemocentro mandou uma amostra do sangue para o Instituto Adolfo Lutz, que descartou a dengue, mas confirmou o zika vírus.

O morador de Sumaré já não tem mais sintomas da doença. O homem que recebeu o sangue doado, um paciente que havia passado por um transplante de fígado, nem sequer apresentou sinais do zika vírus.

Segundo a Prefeitura de Sumaré, o primeiro doente de zika vírus do Estado afirmou que não viajou para o Nordeste, região com casos já confirmados da doença no país. Por isso as autoridades de saúde consideram que o vírus já está circulando na região de Campinas.

Para o médico André Ribas, epidemiologista do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), é possível que mais pessoas estejam infectadas pelo zika vírus nas cidades próximas a Sumaré.

"Como há muito fluxo de pessoas entre as cidades da região, podemos deduzir que já há casos de zika vírus até mesmo em Campinas", afirmou em entrevista à Rádio Brasil Campinas.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que, nesta sexta-feira (22), a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) enviará dez profissionais da unidade de Campinas até o Parque General Osório, em Sumaré, para realizar bloqueio e controle de criadouros do Aedes aegypti.

Os sintomas do zika vírus são parecidos com os da dengue, porém mais brandos, e abrangem febre baixa, manchas no corpo, coceira e vermelhidão nos olhos.

Até o momento, o Ministério da Saúde confirmou 16 casos de zika vírus no país - oito no Rio Grande Norte e oito casos na Bahia. A última atualização dos números foi feita no dia 14 de maio.