Topo

Esse conteúdo é antigo

Santuário Nacional de Aparecida suspende missas e celebrações até abril

Campanário do Santuário de Nossa Senhora Aparecida - Reprodução/Santuário Nacional de Aparecida
Campanário do Santuário de Nossa Senhora Aparecida Imagem: Reprodução/Santuário Nacional de Aparecida

Do UOL, em São Paulo*

14/03/2020 19h26

O Santuário Nacional de Aparecida divulgou uma nota na tarde de hoje anunciando a suspensão de eventos, como missas e celebrações, em função das orientações de autoridades sobre o coronavírus.

A visitação ao santuário continua permitida, embora espaços pequenos e fechados (como elevadores, auditórios e salas de reunião) terão número de usuários reduzido.

Também foi anunciado o reforço na higienização de espaços comuns, que serão limpos com maior frequência. Já o posto médico do local segue as orientações da Secretaria de Saúde.

"A Instituição mantém-se atenta a possíveis novas orientações dos dirigentes civis e religiosos para prontamente agir em favor do bem-comum e, caso necessário, adotar outras medidas", explica o santuário em nota.

O santuário informou que já assumiu a suspensão determinada pela Justiça, que acatou ação proposta pelo Ministério Público, e que a medida é temporária. O prazo fixado pela juíza Luciene Belan Ferreira Allemand é de 30 dias, mas pode ser prorrogado.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em nota divulgada ontem, já havia orientado as dioceses a não estimularem abraços e orações de mãos dadas durante as celebrações.

A última missa presencial foi celebrada às 12h de ontem, mas o público não foi calculado. As missas continuarão sendo celebradas em espaço reservado aos padres, sem a presença do público, mas serão transmitidas pela TV Aparecida, rede de televisão católica sediada no santuário.

A proibição alcança as celebrações da Semana Santa, inclusive os ofícios da Sexta-Feira Santa, em 10 de abril — último dia do prazo fixado pela juíza. Se não houver prorrogação, o Santuário poderá retomar as celebrações no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa.

Conforme o Santuário, o prazo pode sofrer alterações "de acordo com novas orientações" e seus colaboradores estão orientados sobre as medidas preventivas para o coronavírus.

O posto médico do Santuário Nacional criou e segue um fluxo de atendimento orientado pela Secretaria da Saúde. Conforme a Prefeitura, Aparecida não registra casos suspeitos ou confirmados da doença.

* Com informações Estadão Conteúdo