Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo: Vacinação para idosos acima de 90 anos também ocorrerá no sábado

Edson Aparecido disse que vacinação para idosos desta faixa etária vai se prolongar pelo menos até o dia 15 de fevereiro - Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
Edson Aparecido disse que vacinação para idosos desta faixa etária vai se prolongar pelo menos até o dia 15 de fevereiro Imagem: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 10h18

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse hoje que a vacinação contra covid-19 para pessoas com acima de 90 anos, antecipada para hoje, também ocorrerá amanhã. Inicialmente, a prefeitura havia divulgado que a imunização ocorreria de segunda a sexta.

Em entrevista ao "Bom Dia São Paulo", da TV Globo, ele explicou, no entanto, que amanhã a campanha ocorrerá apenas nas 87 UBSs (unidades básicas de saúde) integradas com AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais). Os endereços das unidades podem ser encontrados no site da prefeitura.

Amanhã as nossas 87 UBSs integradas com AMAs vão funcionar e vão vacinar. Então, as pessoas terão o sábado para serem vacinadas

Ele destacou que a vacinação para idosos desta faixa etária vai se prolongar pelo menos até o dia 15 de fevereiro e que, por isso, todos podem se dirigir com tranquilidade aos locais, evitando aglomerações.

Aparecido afirmou também que a segunda dose da vacina para esse público está garantida. "No dia 20 de fevereiro a gente recebe a segunda dose desses idosos, e a partir do dia 20, a gente passa a dar a segunda dose a esses idosos que estamos iniciando a vacinação hoje".

Possibilidade de antecipação para próximo público

O secretário lembrou ainda que no dia 15 de fevereiro está previsto o início da vacinação dos idosos entre 84 e 90 anos. Ele disse que há possibilidade de antecipação desta data, a exemplo do que ocorreu com os idosos acima de 90.

"Temos uma cota de vacinas que foi disponibilizada pelo governo do estado de São Paulo, já tem uma programação efetiva e há possibilidade de, quem sabe termos uma vacinação eficiente, a gente possa iniciar a vacinação dos idosos com mais de 84 anos", disse.

Já em entrevista à Rádio Bandeirantes, questionado se já há um horizonte para que as demais faixas etárias sejam vacinadas, ele respondeu que não. "Aí dependemos de receber vacinas, não podemos criar expectativas."

Antecipação

A prefeitura de São Paulo anunciou ontem a antecipação da vacinação. Anteriormente, o início da imunização dessa faixa etária estava previsto para a próxima segunda-feira. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada já que as 468 UBS da cidade já estão abastecidas para iniciar a vacinação.

Nesta primeira etapa, pessoas com 90 anos ou mais devem ir até uma UBS com CPF, carteira de vacinação e Cartão do SUS, caso possua, para receber a imunização. Para idosos com mobilidade reduzida, a prefeitura vai disponibilizar vacinação em casa pelo PSF (Programa Saúde da Família).

A prefeitura orienta que idosos que necessitam de acompanhante dirijam-se aos pontos de vacinação com apenas uma pessoa, para evitar aglomerações. Todos os protocolos sanitários, como uso de máscara, distanciamento social, e higienização das mãos, deverão ser seguidos.

Confira os locais de vacinação em São Paulo

A vacinação de pessoas com 90 anos ou mais começou em São Paulo hoje nas unidades de UBSs em toda a capital. O horário de atendimento é das 7h até às 19h.

A partir de segunda-feira, cinco locais em toda a capital serão utilizados como ponto de vacinação drive-thru, em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro. Nesta modalidade, as vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

  • Estádio do Pacaembu, na zona oeste
  • Autódromo de Interlagos, na zona sul
  • Centro de Exposições do Anhembi, na zona norte
  • NeoQuímica Arena, na zona leste
  • Igreja Boas Novas na zona leste

Quatro centros-escola também servirão como local para a vacinação. Estes espaços vão imunizar pessoas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Confira os pontos:

  • Centro-Escola Barra Funda: Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
  • Centro-Escola Vila Mariana: Rua Ambrosina de Macedo, 94
  • Centro-Escola Geraldo de Paula Souza: Av. Dr. Arnaldo, 925
  • Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa: Av. Vital Brasil, 1.490

Pré-cadastro

Já está disponível um pré-cadastro no site Vacina Já para aqueles que integram o público previsto na campanha de vacinação. A ferramenta serve para agilizar o atendimento, evitar aglomerações, mas não é um agendamento. O pré-cadastro não é obrigatório.

Na terça-feira terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.