Topo

São Paulo antecipa e começa amanhã vacinação de idosos acima de 90 anos

18.jan.2021 - Profissionais de saúde do Hospital das Clínicas de SP são vacinados com a vacina CoronaVac no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo - Marcelo Justo/UOL
18.jan.2021 - Profissionais de saúde do Hospital das Clínicas de SP são vacinados com a vacina CoronaVac no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo Imagem: Marcelo Justo/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2021 21h39

A prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação da vacinação contra a covid-19 de idosos acima de 90 anos na capital paulista. Anteriormente, o início da imunização dessa faixa etária estava previsto para a próxima segunda-feira.

A decisão foi tomada já que as 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade já estão abastecidas para iniciar a vacinação. Nesta primeira etapa, pessoas com 90 anos ou mais devem ir até uma UBS com CPF, carteira de vacinação e Cartão do SUS, caso possua para receber a imunização. Para idosos com mobilidade reduzida, a prefeitura vai disponibilizar vacinação em casa pelo Programa Saúde da Família (PSF).

A prefeitura orienta que idosos que necessitam de acompanhante dirijam-se aos pontos de vacinação com apenas uma pessoa, para evitar aglomerações. Todos os protocolos sanitários, como uso de máscara, distanciamento social, e higienização das mãos, deverão ser seguidos.

Em nota, a prefeitura da capital afirmou que, até o momento, 24.171 idosos já foram vacinados. Mais da metade destes idosos que já receberam a primeira dose da vacina foi imunizada em Instituições de Longa Permanência.

Confira os locais de vacinação na capital paulista

A vacinação de pessoas com 90 anos ou mais começa em São Paulo amanhã nas unidades de UBSs em toda a capital. O horário de atendimento é das 7h até às 19h.

São 468 UBSs espalhadas pela cidade e você pode encontrar a mais próxima da sua residência pesquisando no site da prefeitura.

A partir de segunda-feira, cinco locais em toda a capital serão utilizados como ponto de vacinação drive-thru, em que os idosos podersão ser vacinados sem sair do carro. Nesta modalidade, as vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feiram das 8h às 17h

  • Estádio do Pacaembu, na zone oeste
  • Autódromo de Interlagos, na zona sul
  • Centro de Exposições do Anhembi, na zona norte
  • NeoQuímica Arena, na zona leste
  • Igreja Boas Novas na zona leste
Quatro centros-escola também servirão como local para a vacinação. Estes espaços vão imunizar pessoas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Confira os pontos:
  • Centro-Escola Barra Funda
  • Centro-Escola Vila Mariana
  • Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
  • Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa - Butantã
Já está disponível um pré-cadastro no site Vacina Já para aqueles que integram o público previsto na campanha de vacinação. A ferramenta serve para agilizar o atendimento, mas não é um agendamento. O pré-cadastro não é obrigatório.
No dia 11 de fevereiro, está previsto o início da vacinação para idosos com 85 anos ou mais. As outras faixas etárias ainda não tem data de início de imunização determinada.