Candidata de Guárico é eleita Miss Venezuela
A representante do Estado de Guárico, María Gabriela Isler, foi eleita nesta sexta-feira (31) a Miss Venezuela. A cerimônia de coroação aconteceu na capital, Caracas.
Agora, a bela tem pela frente a responsabilidade de se preparar para representar o país no concurso que elege a mulher mais linda do mundo: o Miss Universo, mas só em 2013. A representante de 2012, Irene Esser, foi escolhida em outubro de 2011, e segue para a disputa pela coroa da angolana Leila Lopes, vencedora no ano passado.
Para conquistar a preciosa vaga no Miss Universo, a venezuelana María Gabriela Isler desbancou 24 mulheres igualmente lindas neste 60º aniversário do concurso.
A Venezuela --celeiro de mulheres bonitas-- já coroou seis Miss Universo, seis Miss Mundo, seis Miss Internacional e uma Miss Terra.
Ao lado das demais candidatas, María Gabriela passou meses treinando na famosa fábrica de rainhas de beleza, a organização Miss Venezuela, sob uma rigorosa dieta, fortes rotinas esportivas, aulas de passarela, de oratória e uma ou outra passagem pela sala de cirurgia.
Conhecer os meandros da competição não é tarefa fácil, já que os jornalistas têm acesso vetado à Fazenda Miss Venezuela, onde as meninas se preparam sob as rigorosas diretrizes do presidente do concurso, Osmel Sousa, conhecido como o "Czar da Beleza".
Embora seja difícil descobrir a fórmula mágica do bem-sucedido negócio, os professores da casa e as próprias meninas dão pistas sobre a forte pressão a que são submetidas.
O "mito do atum" é desmentido também pelos preparadores físicos do concurso, Richard Linares e Luis Arguinzones, que há respectivamente 13 e 14 anos trabalham para o Miss e que garantem ter reduzido para até 52 quilos o peso de uma participante.
As meninas comem de quatro a cinco vezes por dia frango, carne, claras de ovos, peixe, "obviamente em porções pequenas", segundo Arguinzones, e são proibidas de comer doces, laticínios, farináceos e álcool.
"Uma mulher de 1,80 m não pode pesar mais de 60 quilos", disse Linares, ao detalhar que as meninas passam pela balança "ao menos" duas vezes por semana e são repreendidas se engordam meio quilo.
Quando uma menina já não consegue emagrecer mais, é hora do bisturi, que as moças podem ter conhecido antes por uma rinoplastia ou um implante de silicone nos seios.
"Há moças que não reagem bem à academia e isso pode ser corrigido com uma lipoaspiração, que é mais rápida, porque em 24 horas está pronta", diz Sousa, que defende "com unhas e dentes" a cirurgia estética.
Tanto Miss Miranda, para aumentar o busto, como Miss Barinas, para retocar o nariz e realçar o peito, utilizaram o recurso.
"Mas me sinto muito feliz e não me dá pena dizê-lo porque antes meu nariz era muito feio e eu era complexada", confessou a Miss Barinas.
A oratória também não escapa da formação das meninas, já que a entrevista ao júri e a temida pergunta surpresa no palco representam dois dos cinco pontos do concurso.
O professor da matéria, o professor e humorista José Rafael Briceño, confessa que a pergunta é muito difícil porque "há várias provas no YouTube de que elas podem ficar enroladas".
O humorista assinalou que seus seis anos de trabalho no Miss Venezuela o fizeram perceber que "realmente, há uma razão para termos o número de rainhas de beleza, é que levamos muito a sério o que os outros consideram fútil".
(Com EFE)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.