Topo

Pela 59ª vez, país elege hoje sua Miss Brasil; Band transmite ao vivo

Bárbara Paludeti

Do UOL, em Belo Horizonte

28/09/2013 14h00

O Brasil elege na noite deste sábado (28) a 59ª mulher mais bela do país. A vencedora irá nos representar no Miss Universo 2013, na Rússia, em 9 de novembro.  O concurso terá transmissão ao vivo da Band e do portal www.band.com.br a partir das 22h15.

Os apresentadores são a Miss Brasil 1999, Renata Fan, e o ator Sérgio Marone. “Ser escolhida como apresentadora foi um casamento perfeito em um momento excelente, tanto para a emissora quanto para mim. Minha experiência como Miss Brasil é um grande diferencial. Estou bastante empolgada”, contou Renata.

As candidatas deste ano vão desfilar em cinco trajes diferentes: típico, casual, biquíni, gala e maiô, com o qual a ganhadora será coroada. Toda a coreografia do certame é elaborada pelo americano Michael Schwandt, que também trabalha para o Miss EUA e Miss Universo desde 2008.

Inspiradas nas riquezas de Minas Gerais --no ouro, no minério e no barroco-- as roupas de gala das beldades serão confeccionadas pelo estilista mineiro Alexandre Dutra. As peças variam em tons de dourado, nude, prata e verde, acompanhadas de muita renda, tela, tule, brilhos e pedras variadas.

A eleita vai representar o Brasil no Miss Universo e tentar quebrar um jejum de 44 anos sem vencer. As duas únicas brasileiras que levaram a coroa de mais bela do mundo foram a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.

Como será

No primeiro bloco, 14 candidatas serão escolhidas pelo júri técnico e seguem na disputa pelo título. A 15ª finalista é o público quem vai eleger através de votação pela internet.

Em seguida, o júri artístico escolherá as 10 semifinalistas. Na etapa seguinte, cinco misses serão eliminadas, restando apenas outras cinco, que passarão por uma prova que analisa simpatia, inteligência e oratória. Cada uma terá que responder a uma pergunta sorteada na hora e, logo depois, serão anunciadas as três finalistas, que será coroada por Gabriela Markus, Miss Brasil 2012.

Além de uma coroa avaliada em R$ 12 mil, a eleita leva o vestido de gala e um carro zero. A segunda e a terceira colocadas embarcam, com tudo pago, a Riviera Nayarit, no México.

O júri técnico é composto por Gabriela Fagliari, diretora de projetos da Enter (empresa produtora do Miss Brasil); Kátia Lage, assessora de comunicação da Prominas; Michael Schwandt, coreógrafo; Pedro Muraro, designer de joias e Viviani Negocia, coordenadora de projetos da Enter.

Do júri artístico, fazem parte Sabrina Sato, apresentadora e repórter; Talytha Pugliesi, top model; Rita Batista, apresentadora; Matheus Massafera, stylist e apresentador; Vitor Dzenk, estilista; Tancredo Augusto Tolentino Neves, presidente da Prominas; Paulo Borges, diretor criativo da São Paulo Fashion Week e da Fashion Rio; Paulo César Oliveira, colunista social; e Jacqueline Meirelles, empresária e Miss Brasil 1987.

Expectativas

As 27 candidatas a Miss Brasil 2013 estão em Belo Horizonte desde o dia 14 de setembro cumprindo uma intensa rotina de acenos, sorrisos, visitas, passeios e ensaios.

Elas visitaram o Instituto Inhotim, uma ONG, o Mercadão de BH, a Igreja da Pampulha, Ouro Preto, a gruta do Maquiné e distribuíram simpatia por onde passaram.

quem será a sucessora dela?

  • Jarbas Oliveira/UOL

    Gabriela Markus, Miss Brasil 2012, logo após sua coroação no concurso

Mas hoje é o grande dia, em poucas horas, as beldades deverão mostrar tudo que levaram meses para se preparar. Bruna Michels, a candidata de São Paulo, contou ao UOL que sua expectativa está ótima. “Tudo vai depender de hoje à noite, do brilho da pessoa, porque não importa só a beleza exterior, importa muito mais uma beleza que vem de dentro, porque aí acaba saindo, e você acaba tendo a luz e o brilho que todo mundo fala. Espero ter uma boa colocação, que é o que todos esperam, mas quero no mínimo ficar entre as cinco, se ficar no top 5, vou ficar bem feliz”.

Cristina Alves, a representante do Rio Grande do Norte, espera o grande dia há algum tempo. “A gente vem nessa preparação, confinamento, dá um pouquinho de ansiedade também, mas com certeza tenho as melhores expectativas”. Lisianny Bispo, a Miss Sergipe, por outro lado, disse que independente do resultado, estará muito feliz.

“Pelo menos pegar um top é o que todo mundo espera”, afirma Ísis Stocco, Miss Paraná. Experiente, a candidata mineira diz que tem “as melhores expectativas possíveis”: “não é a primeira vez que eu tento o Miss Brasil, e estou falando isso porque é uma questão de experiência”, conta Janaína Barcelos.

Jejum de títulos

Alguns Estados brasileiros nunca ganharam o Miss Brasil, outros estão há muito tempo sem levar o título para casa, por isso, a expectativa de algumas candidatas é bem grande.

  • Dou para o mundo o que recebo, diz Miss Pará

  • Pão de queijo é preterido pela Miss Bahia

  • Dieta de miss não tem doce nem arroz

“Minha expectativa é de representar a beleza, elegância e poder da mulher roraimense e orgulhar muito meu Estado com o título de Miss Brasil 2013”, conta Bianca Matte, Miss Roraima.

Sileimã Pinheiro, Miss Goiás, está confiante. “Me preparei durante muito tempo, espero levar para o meu Estado a primeira vitória, nosso Estado de Goiás nunca teve uma miss, há muito tempo estamos sonhando e lutando por isso, e o povo goiano está confiando em mim”.

A candidata de Santa Catarina, Francielle Brito, está à vontade. “Não me preocupo com nada, se eu for a vencedora, vou dar o melhor de mim. Vou fazer o possível para trazer essa coroa para o meu Estado, que há muitos anos não ganha”, afirmou.

Patrícia Machry Barbosa, de Mato Grosso do Sul, confessa que está com o coração a mil. “Agradeço a Deus por esta oportunidade de estar aqui, representando meu Estado, trazendo o nome da minha cidade, que é Sidrolândia, pensamentos positivos, e se for da vontade de Deus, vou levar este título para o Mato Grosso do Sul”.

O UOL Tabloide deseja boa sorte para as 27 beldades. Se ele pudesse, daria uma coroa e o título de Miss Brasil 2013 a todas!