Topo

Meio-oeste dos EUA está sob ameaça de tornados

15/04/2012 21h38

Chicago (EUA), 15 abr. 2012 (AFP) -O Meio-Oeste dos Estados Unidos se preparava neste domingo para enfrentar uma nova onda de tornados, após o fenômeno varrer Kansas, Iowa, Nebraska e Oklahoma, deixando cinco mortos e dezenas de casas destruídas no último Estado.

Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, foram registrados quase 100 tornados na região, e o Serviço Nacional de Meteorologia adverte para "fortes tormentas" nas próximas horas em grande parte do país, em uma faixa que vai do Texas (sul) ao Wisconsin (norte).

Em partes do vale Upper Mississipi são esperadas "fortes tormentas elétricas, incluindo tornados".

Oklahoma levou a pior na noite passada, com a morte de três crianças e dois adultos na cidade de Woodward, onde dezenas ficaram feridos.

"Foi algo realmente devastador para nossa cidade", declarou à imprensa o prefeito Roscoe Hill.

Segundo o diretor do Centro de Emergências de Woodward, ao menos 89 casas e 13 prédios foram destruídos.

Um alerta do serviço meteorológico americano evitou maiores danos, ao pedir que a população tomasse precauções diante do avanço dos tornados.

Muitas famílias permaneciam neste domingo sem eletricidade, várias estradas estão bloqueadas e as aulas foram canceladas na segunda-feira devido à destruição.

Na região de Wichita, no Kansas, os danos somaram 282 milhões de dólares, segundo o jornal Kansas City Star.

"Havia coisas voando e todo mundo gritava", contou Kristin Dean.

"A Cruz Vermelha está oferecendo comida e abrigo seguro, e mais trabalhadores e equipes estão tentando ajudar as pessoas que se encontravam no caminho das tormentas", disse o vice-presidente do Serviço de Emergências da Instituição, Charley Shimanski.

"Nossos pensamentos estão com todas as vítimas dos tornados", acrescentou Shimanski.