Topo

Dois morrem e 14 ficam feridos em acidente de trem na Bélgica

Em Bruxelas (Bélgica)

04/05/2013 12h54

Duas pessoas morreram e quatorze ficaram feridas neste sábado em um acidente de trem que transportava produtos químicos perto de Gand, na Bélgica, anunciaram as autoridades.

O acidente aconteceu durante a madrugada, por volta das 02h00 locais entre as localidades de Schellebelle e Wetteren. Seis dos treze vagões do trem descarrilaram e dois viraram.


O choque provocou uma explosão. O fogo se propagou por centenas de metros. As imagens filmadas por um morador e exibidas na televisão são espantosas.

O fogo atingiu três tanques transportando acrilonitrilo, uma substância tóxica. As autoridades acionaram o plano de desastre e evacuaram cerca de 300 moradores.

Os bombeiros decidiram deixar queimar os vagões de uma maneira controlada porque a água poderia provocar a incidência de fumaça tóxica. O fogo estava sob controle no final da manhã, mas como medida de precaução, as autoridades orientaram os moradores a manter suas janelas e portas fechadas.

As causas do acidente ainda não foram determinadas. Os vagões descarrilaram em um trecho de mudança de trilhos depois que o trem passou por uma área em obra.

O trem vinha da Holanda e tinha como destino Gent-Zeehaven, o porto de Ghent.

O tráfego ferroviário foi interrompido entre Schellebelle e Wetteren e só deve ser normalizado dentro de dois dias. A empresa de transporte ferroviário anunciou que disponibilizará ônibus para passageiros e condutores de trens.