Topo

Incêndio na Califórnia a ponto de ser controlado

05/05/2013 17h17

LOS ANGELES, 05 Mai 2013 (AFP) - Os bombeiros anunciaram neste domingo que já têm praticamente controlado o incêndio que destruiu milhares de hectares em Malibu, no Condado de Los Angeles (Califórnia), e suspenderam a ordem de evacuação emitida para a região.

O gigantesco incêndio, que mobilizou cerca de 2 mil bombeiros, estava 60% controlado neste domingo. "A atividade do fogo é mínima", anunciou a agência californiana de gestão de desastres em seu site.

As chamas chegaram a ameaçar cerca de 4 mil residências, mas apenas 25 foram destruídas. Quinze casas e cinco prédios sofreram danos parciais.

O incêndio interditou, na sexta-feira, treze quilômetros da autoestrada do Pacífico, que foi reaberta no sábado.

Temperaturas mais amenas e umidade mais alta a partir de sábado ajudaram no combate ao incêndio, que começou na quinta-feira nas imediações de Malibu, 65 quilômetros a oeste de Los Angeles.

Na sexta, oito helicópteros e seis aviões auxiliaram os bombeiros em terra jogando água e substâncias para conter o fogo em áreas em chamas para proteger casas nas imediações.

A Califórnia normalmente é atingida por incêndios no final do ano, mas ventos fortes e altas temperaturas desencadearam uma série de incêndios esta semana.