Topo

Obama perdoa peru pelo dia de Ação de Graças

27/11/2013 20h32

WASHINGTON, 27 Nov 2013 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "perdoou" um peru, nesta quarta-feira, mantendo a tradição da Casa Branca, na véspera do Dia de Ação de Graças, um dos mais importantes feriados do país.

"A presidência, o cargo mais poderoso no mundo, traz consigo muitas responsabilidades imponentes e solenes... Esta não é uma delas", afirmou Obama em uma curta cerimônia na entrada norte da Casa Branca, com Popcorn, um charmoso peru branco de 17 quilos, ao seu lado.

Popcorn venceu a disputa com outro peru, Caramel, em uma consulta organizada pela Casa Branca nas redes sociais Facebook e Twitter para escolher qual ave seria perdoada hoje, contou Obama, acompanhado das filhas adolescentes Sasha e Malia.

Mas Caramel "continuará vivo, já está arrecadando dinheiro para sua próxima campanha", brincou Obama, que voltou nesta terça após três dias de reuniões eleitorais na costa oeste do país.

Embora Popcorn tenha sido o centro das atenções nesta quarta, desfrutando do indulto presidencial, Caramel também será salvo.

Os dois perus serão enviados para Mount Vernon, residência do primeiro presidente americano, George Washington, onde permanecerão no período de festas natalinas. Depois, serão levados para uma histórica casa de campo na Virgínia (leste).

O Dia de Ação de Graças, uma das festas mais comemoradas pelos americanos, remonta aos primeiros anos da colonização do atual território dos Estados Unidos, nos anos 1620, quando os europeus recém-instalados tinham a tradição de agradecer a Deus pela abundância da colheita e pela ajuda recebida por parte dos nativos.

Para muitos americanos, essa é a única oportunidade de se reunir com a família durante o ano. Muitos costumam percorrer grandes distâncias para realizar um jantar com peru, pão de milho e torta de abóbora.

Mais de 45 milhões de perus não terão a mesma boa sorte de Caramel e Popcorn e terminarão no forno dos lares americanos.

O sindicato americano dos criadores de peru costuma presentear o presidente desde a época de Harry Truman, após a Segunda Guerra Mundial (1939-45). Somente a partir do governo de George Bush pai, em 1989, é que os presidentes adotaram a tradição de conceder o indulto a uma ave. Hoje foi a 66a cerimônia.