Topo

Califórnia declara estado de emergência após terremoto de magnitude 6

Em São Francisco (Califórnia, EUA)

24/08/2014 18h16

O governador da Califórnia (EUA), Jerry Brown, decretou estado de emergência no vale de Napa, famosa região vinícola ao nordeste de São Francisco, após o forte terremoto de magnitude 6 registrado na madrugada deste domingo (24), que deixou três feridos em situação grave.

A medida foi adotada devido aos danos em "infraestrutura, casas e estradas bloqueadas". Também foram registrados vários incêndios, que atingiram uma casa e um trailer, além de bloqueios de estrada na região vinícola de Napa, afirmaram as autoridades.

Pelo menos três pessoas ficaram gravemente feridas, declarou o gestor municipal de Napa, Mike Parness. Entre as vítimas, está um menino que foi levado para um hospital da área. Ele foi atingido na cabeça por pedaços de uma chaminé.

Outros 84 feridos foram levados para o Hospital Queen of the Valley com cortes e hematomas, disse Parness.

Segundo especialistas, este foi o sismo mais forte na baía de São Francisco desde o terremoto de magnitude 6,9 de Loma Prieta, em 1989.

O tremor aconteceu às 3h20 (7h20 em Brasília), a noroeste da cidade de American Canyon, na Califórnia, a uma profundidade de 10,8 km e a 64 km ao nordeste de São Francisco, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Tremores deixam 69 mil casas sem energia elétrica

Segundo Dorothy Roberts, da Prefeitura de Napa, vários prédios da cidade sofreram danos estruturais. Os edifícios de ladrilhos do centro histórico foram os mais afetados pelo tremor, com fachadas e janelas quebradas.

O responsável por obras públicas de Napa, Jack LaRochelle, disse que será necessário pelo menos uma semana para resolver os problemas de abastecimento de água, gás e energia elétrica, assim como para inspecionar os imóveis afetados.

O USGS emitiu alerta laranja, alegando que "os danos importantes são prováveis e que o desastre é potencialmente amplo".

A Polícia Rodoviária da Califórnia fechou vários acessos a autoestradas e pelo menos duas estradas da região de Napa por seu "dano significativo". O órgão recomenda aos motoristas que dirijam com cautela no cruzamento de duas estradas estaduais do vale. "As fendas no asfalto podem furar os pneus", alerta em sua conta no Twitter.

As autoridades estão verificando o estado de uma ponte da autoestrada 37, perto da localidade de Vallejo, diante de possíveis danos, informou o canal local de TV KCBS.

O terremoto deixou cerca de 69 mil casas sem luz. A companhia Gás e Eletricidade do Pacífico informou que enviou equipes técnicas para restabelecer o serviço nas próximas horas.

Tremores provocam estragos e deixam dezenas de feridos

"Deu bastante medo"

A especialista do USGS Jessica Turner disse à KCBS que podem ocorrer repetições do fenômeno de até 5 de magnitude. Até agora, já foram registrados dois novos sismos de magnitude 2,6 e 3,6.

"Cada vez que há um sismo, de magnitude 6 ou menos, é uma boa lembrança de que vivemos em um país sísmico e precisamos estar preparados", afirmou a porta-voz do USGS, Susan García.

O terremoto despertou bruscamente Ceebee Thompson e Jack Fairchild, moradores de Calistoga, a 50 km do epicentro, que viram luminárias e armários balançando.

O gerente da loja de azeite Lucero, em Napa, David Gadlin, encontrou o estabelecimento com garrafas de azeite e vinagre quebradas por todos os lados.

"Poderia ter sido pior se tivesse sido de dia. Pelo menos ninguém ficou ferido", disse ele à AFP.

"Deu bastante medo", contou Thompson à AFP. "Vivi um terremoto em Oakland e outro terrível em Guam [ilha americana situada no Pacífico]. Este se pareceu bastante com o de Guam", afirmou.

Muitos dos moradores do vale de Napa e de São Francisco usaram o Twitter para se informar sobre o que aconteceu e dar seu testemunho.

"Sacudido com violência aqui em Napa. Sem luz", contou Tyson Winter.

David Duncan, proprietário de terras em Silver Oak, a 20 minutos de Napa, postou fotos de sua adega repleta de garrafas quebradas. Ele ainda não sabe qual foi o prejuízo.

Ann Marie Christy disse que sua mãe, em Napa, considerou o sismo "muito violento".

De São Francisco, Om Malik comentou que foi "muito longo".