Topo

Cerca na fronteira entre Eslovênia e Croácia ameaça fauna, diz WWF

18/12/2014 16h30

Zagreb, 18 dez 2015 (AFP) - A cerca de arame farpado que a Eslovênia está colocando na fronteira com a Croácia para controlar melhor o fluxo de imigrantes do Oriente Médio representa uma "grande ameaça" para a vida selvagem - advertiu nesta sexta-feira o World Wide Fund for Nature (WWF).

"Sem querer diminuir a tragédia humana na crise migratória, nós devemos saber que a natureza não tem fronteiras e que os habitats naturais transfronteiriços estão extremamente ameaçados", pela instalação desta cerca, declarou Martin Solar, diretor da WWF para os Bálcãs.

Esta cerca, que as autoridades eslovenas começaram a subir em 11 de novembro, colocará em perigo especialmente os animais carnívoros, e sobretudo ursos e lobos que se deslocam numa vasta zona englobando o território dos dois países, segundo a mesma fonte.

"Cientistas estão se questionando sobre o destino dos ursos que voltarão na primavera para a parte de seu habitat que está do outro lado da fronteira", diz o comunicado da WWF.

O governo esloveno explicou que esta cerca foi feita para "direcionar" os imigrantes e refugiados para pontos de passagem oficiais e evirar sua dispersão ao longo dos 670 quilômetros comuns com a Croácia.

Os dois países, ex-repúblicas iugoslavas, são membros da União Europeia.

A cerca foi colocada, até o momento, sobre 137 quilômetros da fronteira, segundo o ministério do Interior esloveno, citado em comunicado da WWF.