Bruxelas propõe "maior revisão" de homologações de veículos
Bruxelas, 27 Jan 2016 (AFP) - A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira uma "revisão maior" dos procedimentos de homologação de veículos na União Europeia (UE), que contempla importantes multas aos fabricantes de descumprirem as regras, para evitar escândalos como o da Volkswagen.
"A Comissão propõe uma revisão maior das homologações de veículos para corrigir as falhas do sistema", afirmou o executivo comunitário em comunicado.
Os fabricantes que descumprirem as regras ou fraudarem as homologações poderão sofrer multas de até 30.000 euros por veículo, segundo essas propostas.
A Comissão, criticada pela suposta complacência do atual sistema de homologação com os fabricantes automobilísticos, anunciou que vigiará os reguladores dos países-membros com controles aleatórios realizados por equipes comunitários.
"Com nossas propostas elevaremos a qualidade e a independência do controle dos veículos e melhoraremos a vigilância dos carros que já estão em circulação", disse a comissária europeia para a Indústria, Elzbieta Bienkowska.
Bruxelas também pede que a indústria automobilística deixe de pagar pelos controles das emissões nos Estados-membros e propõe a criação de um fundo no nível governamental para evitar conflitos de interesse.
A proposta deverá ser estudada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, que representa os 28 Estados-membros, que podem modificá-la ou rejeitá-la antes de sua eventual adoção.
bur-pa/js/cc
"A Comissão propõe uma revisão maior das homologações de veículos para corrigir as falhas do sistema", afirmou o executivo comunitário em comunicado.
Os fabricantes que descumprirem as regras ou fraudarem as homologações poderão sofrer multas de até 30.000 euros por veículo, segundo essas propostas.
A Comissão, criticada pela suposta complacência do atual sistema de homologação com os fabricantes automobilísticos, anunciou que vigiará os reguladores dos países-membros com controles aleatórios realizados por equipes comunitários.
"Com nossas propostas elevaremos a qualidade e a independência do controle dos veículos e melhoraremos a vigilância dos carros que já estão em circulação", disse a comissária europeia para a Indústria, Elzbieta Bienkowska.
Bruxelas também pede que a indústria automobilística deixe de pagar pelos controles das emissões nos Estados-membros e propõe a criação de um fundo no nível governamental para evitar conflitos de interesse.
A proposta deverá ser estudada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, que representa os 28 Estados-membros, que podem modificá-la ou rejeitá-la antes de sua eventual adoção.
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