Topo

Chile declara alerta vermelho por incêndio em Valparaíso

Construída sobre 40 colinas à beira do oceano Pacífico, Valparaíso foi atingida no início de 2014 por um incêndio que provocou 15 mortes, e deixou 12 mil desabrigados - Reuters
Construída sobre 40 colinas à beira do oceano Pacífico, Valparaíso foi atingida no início de 2014 por um incêndio que provocou 15 mortes, e deixou 12 mil desabrigados Imagem: Reuters

Da AFP, em Santiago

09/10/2015 00h34

O Órgão Nacional de Emergências (Onemi) do Chile decretou nesta quinta-feira (8) o alerta vermelho para um incêndio que atingiu uma dezena de casas na cidade portuária de Valparaíso.

"Dez residências foram atingidas por um incêndio estrutural que atinge Cerro Artillería, no cruzamento das ruas Carampangue com General Ortúzar, na cidade de Valparaíso", assinalou o Onemi em um alerta emitido às 22h local.

Segundo o órgão, a polícia "se encontra efetuando uma evacuação preventiva de aproximadamente 15 casas" e "os bombeiros trabalham para controlar o incêndio, que se altera de acordo com o vento".

O Onemi justificou o alerta pelas extremas "condições topográficas" de Valparaíso, cidade debruçada sobre cerca de 40 colinas.

No final da noite, o comandante dos Bombeiros de Valparaíso, Enzo Gallardo, disse à rádio Cooperativa que o "incêndio está em processo de controle total", após provocar ferimentos leves em dois bombeiros voluntários e em três moradores da zona atingida.

Em março passado, um grande incêndio florestal matou uma pessoa e destruiu 600 hectares de vegetação na mesma zona.

No início de 2014, um voraz incêndio em Valparaíso provocou 15 mortes, levou ao deslocamento de mais de 12 mil pessoas e afetou cerca de 3 mil residências.