Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia resgata 126 migrantes em um contêiner na Guatemala

Polícia Nacional Civil da Guatemala
Imagem: Polícia Nacional Civil da Guatemala

09/10/2021 17h03

A polícia guatemalteca resgatou 126 migrantes neste sábado (9), a maioria haitianos, que foram abandonados dentro de um contêiner no sul do país enquanto tentavam cruzar para o México e chegar aos Estados Unidos, informou a instituição.

Os migrantes foram localizados na madrugada após "uma denúncia sobre um trailer abandonado" em uma rodovia entre as cidades do sul de Nueva Concepción e Cocales, o porta-voz da Polícia Nacional Civil (PNC), Jorge Aguilar, disse a jornalistas.

No local, havia um caminhão com um contêiner onde "foram encontrados 126 indocumentados", acrescentou.

"Ouvimos gritos e batidas dentro do contêiner. Abrimos as portas e encontramos dentro 126 pessoas sem documentos: 106 do Haiti, 11 do Nepal e nove de Gana", disse.

Fotografias divulgadas pela polícia mostraram migrantes saindo da van com mochilas ou sentados na estrada. O grupo foi levado a um abrigo do Instituto de Migração da Guatemala.

A região, onde milhares de guatemaltecos, hondurenhos, salvadorenhos e nicaraguenses emigram para os Estados Unidos todos os anos, também enfrenta uma crise migratória. Há uma onda de milhares de migrantes, principalmente haitianos, em rumo ao país americano em busca de melhores oportunidades, apesar da jornada perigosa e exaustiva.

Mais de cinquenta migrantes morreram no Panamá este ano enquanto tentavam cruzar a área da selva de Darien, na fronteira com a Colômbia, informou esta semana um funcionário da promotoria panamenha.

Na sexta-feira, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse que mais de 7.500 migrantes haitianos foram expulsos em menos de três semanas pelos Estados Unidos, que fretou 70 voos para deportá-los.