Topo

Manifestantes contra impeachment protestam no centro histórico de Porto Alegre

Daniel Isaia - Correspondente da Agência Brasil

17/04/2016 18h03

A Praça da Matriz, no centro histórico de Porto Alegre, foi o local escolhido pelos manifestantes contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff para acompanhar hoje (17) a votação, na Câmara dos Deputados, da admissibilidade do processo de afastamento da chefe do governo. O local já estava ocupado desde a última segunda-feira (11), quando militantes de movimentos sociais montaram o chamado Acampamento da Legalidade e da Democracia na praça.

Vários movimentos e coletivos sociais aproveitam a oportunidade para promover intervenções artísticas na praça, com apresentações de dança e de bandas.

Entre cartazes com ataques ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e ao vice-presidente Michel Temer, os manifestantes se aglomeraram junto a um caminhão de som e telões com a transmissão ao vivo da sessão parlamentar. Os manifestantes também não poupam ataques à imprensa privada, em especial à Rede Globo, que chamam de "golpista" e dizem que "apoiou a ditadura".

A fala de um dos deputados deixou indignada a estudante Brenda Fegalo, que acompanha a votação na Praça da Matriz. O parlamentar, favorável ao impeachment, criticou os movimentos feministas e anti-homofobia. "Está claro que esses deputados golpistas são contra todos os avanços sociais que conseguimos nos últimos anos. Isso me dá a certeza de que estou do lado certo da história", disse Brenda.

Representantes do PSOL, que definiu por manter-se na oposição, mas votar contra o impeachment, também assistem à sessão na Praça da Matriz. "Não concordamos com um conjunto de medidas do governo que achamos equivocadas, mas também entendemos que o que está acontecendo hoje no Congresso é um golpe. A presidenta não cometeu crime de responsabilidade e, portanto, não pode ser afastada", afirmou Renato Guimarães, da executiva estadual do PSOL no Rio Grande do Sul.

Manifestantes favoráveis ao impeachment também estão reunidos em Porto Alegre. O ponto de encontro é o Parque Moinhos de Vento, na região central da cidade, a cerca de 4 quilômetros da Praça da Matriz.