Topo

Ouro recua com dúvida sobre estímulos do BC europeu

24/11/2014 18h35

Nova York - O preço do ouro recuou nesta segunda-feira, 24, depois de ter subido na sexta-feira ao nível mais alto desde 30 de outubro. "O mercado de ouro está tentando adivinhar quanto impulso ele poderá ter a partir de medidas de bancos centrais", comentou Ira Epstein, do Linn Group.

Na sexta-feira, o mercado reagiu à decisão do Banco do Povo da China (PBoC) de reduzir suas taxas de juro e às declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, sobre a perspectiva de novas medidas de estímulo à economia da zona do euro.

Nesta segunda-feira, o presidente do Bundesbank alemão, Jens Weidmann, esfriou um pouco do entusiasmo provocado pelas declarações de Draghi. Weidmann, que é membro do Conselho Diretor do BCE, disse que haveria "obstáculos legais" à adoção de um programa de compras de bônus soberanos pela instituição. Ele também afirmou que a política monetária sozinha não tem como criar crescimento econômico e defendeu medidas como a austeridade fiscal e reformas estruturais para promover a produtividade.

Segundo Epstein, o mercado opera esta semana na expectativa da decisão de um plebiscito na Suíça no próximo domingo. Os eleitores vão decidir sobre a proposta de obrigar o banco central do país (SNB) a manter 20% de suas reservas internacionais em ouro - o que obrigaria o SNB a comprar cerca de 1.500 toneladas do metal em cinco anos.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), os contratos do ouro para dezembro fecharam a US$ 1.195,70 por onça-troy, em baixa de US$ 2,00 (0,17%). Fonte: Dow Jones Newswires.