Topo

Acusados de assalto na Grande São Luís sofrem tentativa de linchamento

Em São Luís

09/07/2015 18h10

Dois casos de tentativa de linchamento de acusados de assalto foram registrados na região metropolitana de São Luís. Nesta quinta-feira (9), Darlan Oliveira dos Santos, 20 anos foi capturado por populares em um ônibus, na rodovia MA-201, que liga a capital a de São José de Ribamar, depois de ser acusado de assaltar uma jovem no coletivo. Ele foi espancado por populares que se dispersaram após a chegada da equipe de uma emissora de televisão.

Na quarta-feira (8), outro jovem, identificado como Alisson Bruno Santos Costa, 19 anos, sofreu uma tentativa de linchamento em Maiobão, um dos maiores bairros da Grande São Luís. Ele foi capturado pela população depois de tentar roubar uma motocicleta de uma mulher.

Alisson teria derrubado a condutora, mas na fuga não conseguiu fazer o veículo funcionar. Ele foi perseguido por moradores do bairro e só escapou do linchamento porque uma equipe da Polícia Militar passou pelo local e o resgatou da multidão. O acusado teve escoriações nos braços, tórax e costas.

Investigação

A polícia civil maranhense prossegue na investigação do linchamento que matou Cleydenilson Pereira Rodrigues, 29 anos, conhecido como "Chandango", amarrado nu a um poste e espancado até a morte, no Bairro do São Cristovão, em São Luís, depois de ser acusado de assaltar um bar na Rua Coronel Jaime Costa.

Quando foi capturado pelos populares, Cleydenilson, que era negro, estava junto com um adolescente, de 16 anos, que também foi acusado do assalto ao bar, amarrado e espancado. O adolescente, branco, sobreviveu e foi deixado com as roupas. Apesar de ter sofrido espancamento, o rapaz levado ao hospital onde recebeu os primeiro socorros e encaminhado para Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

A investigação está a cargo da Delegacia de Homicídios (DH), que está mantendo a investigação do crime em sigilo. O inquérito foi aberto na terça-feira (7) e nesta quinta-feira foram ouvidas algumas testemunhas dos fatos e que a linha de investigação está seguindo denúncias anônimas que foram feitas por telefone.

Perícia

Amostras do sangue encontrado do local foram recolhidas para análise pericial e a polícia ainda busca registros de imagens do crime, seja por câmaras de segurança ou feitas por celulares e postadas em redes sociais.

O delegado Claudio Santos Barros, informou em entrevista ao portal de notícias G1 Maranhão que ainda não conseguiram identificar nenhum suspeito de participar do linchamento de "Chandango".

"Estamos focando nos depoimentos. Não tem ninguém identificado, O que posso falar é que é uma investigação difícil. Não é primeira do tipo e envolve muitos supostos autores, mas estamos trabalhando para encontrar o máximo de pessoas que a gente puder identificar. Todos que, de alguma forma, participaram serão indiciados. A conduta de cada um será individualizada e cada qual irá responder no limite do que fez", disse o delegado.