Topo

Em 5 anos, 60 mil brasileiros receberam cidadania europeia

De Genebra

17/07/2015 09h26

Brasileiro por nascimento, europeu por opção. Nos últimos anos, o número de brasileiros que pedem e recebem a nacionalidade de um país europeu aumentou de forma exponencial. Em 2013, 15,3 mil brasileiros ganharam passaportes europeus, um recorde. Em apenas cinco anos, foram mais de 60 mil cidadanias dadas a brasileiros.

Os dados oficiais da União Europeia (UE) obtidos pelo Estado apontam que, em 2013, 33% dos brasileiros receberam passaportes portugueses, 29% da Espanha e 11,7% estão entre os "novos italianos". Com esses números, o brasileiro foi a 19ª nacionalidade na lista das que mais receberam cidadania europeia em 2013. O volume supera os pedidos de argentinos, tunisianos, chineses ou cubanos.

O número de brasileiros com nacionalidade europeia ainda está bem abaixo dos 84 mil marroquinos que, apenas em 2013, receberam cidadanias de países europeus. Entre os latino-americanos, o maior número é de colombianos, com 42 mil.

No total, o bloco de 28 países concedeu em apenas um ano 1 milhão de cidadanias a estrangeiros. O que impressiona a Comissão Europeia é o salto nos pedidos brasileiros nos últimos anos. Em 2000, um total de 2,5 mil brasileiros haviam recebido a cidadania de um país europeu.

Representantes da UE preferem não especular, mas um fator que deve ser levado em consideração, segundo Bruxelas, é que muitos imigrantes que já estavam nesses países europeus nos últimos anos acabaram preenchendo todas as condições para solicitar a cidadania.

A contadora Cristiane Ferreira da Silva, de 41 anos, iniciou o processo para conseguir a cidadania portuguesa em maio do ano passado. O marido, que é neto de portugueses, e os dois filhos de Cristiane, de 12 e 8 anos, conseguiram o documento. Ela, no entanto, não conseguiu. "O que mais nos motivou a ir atrás da cidadania foi a perspectiva futura de mudar para lá, nós pensamos em morar em Portugal daqui uns dez anos quando nos aposentarmos." (Colaborou Isabela Palhares)

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".