Topo

Manifestantes carregam bandeira vermelha de 100 metros em Fortaleza

Em Fortaleza, João Pessoa, Aracaju e São Luís

20/08/2015 17h04

Manifestantes em Fortaleza carregam uma bandeira vermelha de 100 metros no ato pró-Dilma organizado pela Central Única dos Trabalhadores, Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará, União Nacional dos Estudantes, PT e PCdoB, na tarde desta quinta-feira, 20. Os manifestantes seguem gritando "Não vai ter golpe". A Polícia Militar acompanha o ato com cem policiais e um helicóptero.

Em João Pessoa, a manifestação "Fora Cunha - Pela Democracia" reuniu menos de 500 pessoas que seguiram em caravana de 10 ônibus para o município de Campina Grande (distante 160 km da Capital), local da manifestação e reduto do senador tucano Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

A concentração dos ônibus foi na Lagoa Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, pela manhã. "A estratégia é concentrar a manifestação no reduto do PSDB para mobilizar a população. Queremos reunir mais de mil pessoas", disse Arimatéia França, diretor de Comunicação da CUT-PB. "As bandeiras do evento são contra o ajuste fiscal, o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), o avanço do conservadorismo e do fundamentalismo, contra a ofensiva conservadora no País responsável por propagar o ódio e legitimar a violação dos direitos humanos. Acima de tudo o ato é em defesa da democracia, contra a retirada de direitos e o golpe da direita as regras democráticas".

O ato nacional em favor da presidente Dilma ainda está na concentração na capital maranhense. Cerca de 300 manifestantes se reúnem na Praça João Lisboa no Centro da cidade. Participam do ato o deputado estadual Zé Inácio e o vereador Honorato Fernandes, ambos do PT. Militantes do PCdoB e membros da CUT, UNE e Sindicatos locais também gritam palavras de ordem contra um eventual impeachment da presidente Dilma.

Em Aracaju, os maçons estão fazendo uma panfletagem em diversos pontos da capital contra a corrupção. Hoje, 20 de agosto, é comemorado o Dia do Maçom, por isso essa data foi escolhida.

A hashtag #BrasilDaDemocracia, usada para demonstrar apoio aos atos desta quinta-feira, 20, era a terceira mais utilizada no Twitter por volta das 16h.