Topo

Vale é citada em ação civil pública contra Samarco

Grupo protesta contra o desastre ambiental de Mariana (MG), que resultou na contaminação do rio Doce - Antonio Lacerda/EFE
Grupo protesta contra o desastre ambiental de Mariana (MG), que resultou na contaminação do rio Doce Imagem: Antonio Lacerda/EFE

Do Rio de Janeiro

07/12/2015 21h00

A Vale, acionista da Samarco, informa que foi citada numa ação civil pública que poderá chegar a um valor de R$ 20 bilhões. A ação é contra a Samarco e suas acionistas Vale e BHP Billinton Brasil, e pede pagamento de indenização por danos ambientais e patrimoniais causados pelo rompimento, há um mês, da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (MG).

Segundo informou nesta segunda (7), a Vale, o processo tramita na 5ª Vara Federal do Rio e foi ajuizado pela Sohumana-Sociedade Humanitária Nacional - a autora não tem site na internet. O valor de R$ 20 bilhões foi atribuído à ação pela autora.

"A Vale adotará todas as medidas para assegurar seu direito de defesa e manterá o mercado informado caso haja qualquer nova informação relacionada a tal ação que afete de forma material o seu desempenho", diz em fato relevante divulgado nesta segunda pela companhia.