Topo

Seleção brasileira completa 100 anos em 2014

24/04/2014 15h23

Por Tatiana Girardi SÃO PAULO, 24 ABR (ANSA) - O ano de 2014 é muito importante para o futebol brasileiro. Além de sediar uma Copa do Mundo depois de 64 anos, a seleção brasileira completará 100 anos de história. Apesar da data histórica, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não tem nenhum evento programado para a data.   


A Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da CBF, foi fundada em 20 de agosto de 1914 e só pediu filiação à Fifa em 1923. Porém, o primeiro jogo da equipe aconteceu antes da fundação da entidade. Um amistoso no dia 21 de julho de 1914, contra o Exeter City da Inglaterra, no Rio de Janeiro foi a primeira partida disputada pelo país. O Brasil ganhou por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman. E assim começava a trajetória da seleção mais vitoriosa das Copas. O primeiro jogo contra uma seleção nacional aconteceu no dia 20 de setembro do mesmo ano, contra a eterna rival Argentina. O Brasil perdeu por 3 a 0 em um jogo disputado em Buenos Aires. Único país a participar de todas as Copas do Mundo e o maior vencedor da história, com cinco campeonatos mundiais, o Brasil demorou duas edições da Copa para iniciar sua trajetória com sucesso. Em 1930 e 1934, o país teve atuações discretas e bem abaixo do que viria a ser conhecido. Em 1938, a equipe conquistou seu primeiro bom resultado: um terceiro lugar na Copa da França.   


Com a Segunda Guerra Mundial interrompendo as disputas internacionais, o Brasil foi o local escolhido para a primeira Copa pós-guerra, em 1950. Durante a disputa, o país foi imbatível vencendo todos os seus jogos. Porém, a final contra o Uruguai ficou marcada para sempre como uma das maiores derrotas da equipe. O Maracanazo foi o marco para promover grandes mudanças na estrutura da seleção.   


Desde o uniforme que deixou de ser branco e se tornou o amarelo, a derrota fez com que o Brasil tivesse ainda mais gana para conquistar o tão sonhado título mundial. Apesar da má campanha em 1954, na Suíça, a seleção iniciou sua história de conquistas mundiais em 1958. O primeiro título mostrou ao mundo o talento e a genialidade de Pelé e Garrincha - que nunca perderam uma partida que disputaram juntos. Após a primeira conquista em 1958, veio o bicampeonato mundial em 1962 e o tri em 1970 - ainda com Pelé.   


Depois de 1970, a seleção ficou 24 anos sem conquistar a tão sonhada taça de campeão do mundo - mas não perdeu a força no futebol internacional. A década de 1980 apresentou ao mundo um novo estilo de jogar, com bom toque de bola e muita categoria de jogadores como Falcão, Sócrates, Zico, entre outros. Ainda na década de 1970, mais precisamente em 1979, a CBD deixou de existir dando espaço para a nova entidade criada para gerenciar o futebol no país, a CBF.   


O tetracampeonato veio apenas em 1994, na primeira vez em que uma Copa do Mundo foi decidida por pênaltis. O Brasil venceu a Itália e se tornou o primeiro país a ter quatro títulos mundiais. Em 2002, a seleção se tornou a primeira a ganhar cinco mundiais, com a conquista da "Família Scolari" - recorde que ainda não foi batido por nenhuma seleção.   


Falcão Um dos principais personagens da história da seleção brasileira na década de 1980, Falcão falou sobre a importância de ter participado dessa trajetória. "Quando a gente começa na seleção, a gente não pensa no que vai acontecer depois dessa passagem.   


Quando você chega nesse momento "pós-seleção", sente muita gratificação. É o que se tem de máximo que um atleta pode atingir: poder representar o país naquilo que ele é mais forte, o futebol", destacou Falcão.   


Ele ainda afirmou que o jogador de seleção que mais o marcou foi Pelé, dizendo que "além de toda a história que ele representar no futebol, o soco que eu dava no ar era uma imitação dele".   


Falcão disse que a Copa do Mundo que mais o marcou foi a de 1982 porque "foi uma seleção que jogava muito bem, jogava bonito, para frente e tinha muita consistência".   


Copa do Mundo Em 2014, o Brasil terá mais uma chance de fazer história. Se ganhar o título mundial, será a única seleção com seis conquistas, garantindo - no mínimo - oito anos de hegemonia. A Itália tem quatro taças, sendo a única que pode alcançar o Brasil em 2014. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.