Topo

Aviões com corpos de vítimas partem rumo a Chapecó

02/12/2016 20h15

SÃO PAULO, 02 DEZ (ANSA) - Os três aviões Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) com os corpos de 50 vítimas do acidente com a delegação da Chapecoense decolaram no início da noite desta sexta-feira (2) do aeroporto José María Córdova, nos arredores de Medellín, para uma viagem que deve durar 12 horas.   


As aeronaves da FAB ainda farão uma escala em Manaus (AM) antes de seguir até Chapecó (SC), onde os mortos serão velados na Arena Condá. Dos três aviões, dois transportam 17 corpos cada, e um, 16. Essas 50 vítimas são jogadores, pessoas ligadas à Chapecoense ou jornalistas da região.   


Os caixões fizeram um cortejo fúnebre de mais de duas horas de Medellín até o aeroporto, onde foram recebidos com honras militares. Na pista, soldados se enfileiraram para saudar os mortos, que foram colocados nas aeronaves ao som da marcha fúnebre.   


Os aviões devem pousar no aeroporto de Chapecó a partir das 8h deste sábado (2). No local, haverá uma cerimônia com a presença do presidente Michel Temer, que entregará a Medalha da Ordem do Mérito Desportivo para as famílias das vítimas. O chefe de Estado não participará do velório coletivo na Arena Condá.   


Em seguida, os caixões seguirão em carreata para o estádio, em um cortejo que deve durar por volta de uma hora e meia. Na Arena Condá, os familiares poderão velar seus entes queridos de maneira privada durante aproximadamente uma hora, após a qual os portões serão abertos ao público, que só terá acesso às arquibancadas.   


A expectativa do clube é de que 100 mil pessoas participem da cerimônia, incluindo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o técnico da seleção brasileira, Tite. O acidente com a delegação da Chapecoense deixou 71 mortos, incluindo 19 jogadores e diversos jornalistas esportivos, e a principal suspeita é que a tragédia tenha sido causada por falta de combustível. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.