Topo

Líder se destacou por superar opressão com pouco derramamento de sangue

05/12/2013 20h16

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que morreu nesta quinta-feira, destacou-se da maioria dos demais líderes globais por ter suportado a opressão com pouco rancor, e por ter vencido seus opressores com tão pouco derramamento de sangue.

O herói africano

  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.

    Clique na imagem para saber mais

Em 1994, após ficar detido por quase 30 anos na África do Sul, ele se tornou o primeiro presidente negro do país, ajudando a substitutir o regime segregacionista do apartheid por uma democracia multirracial.

Mandela nasceu em 1918 e se formou em advocacia em 1952. Com seu amigo e aliado Oliver Tambo, se tornou ativista contra o apartheid e lançou uma campanha de sabotagem ao Estado.

Foi preso, acusado de conspiração contra o governo, e sentenciado à prisão perpétua.

Em 1990, porém, o presidente branco FW de Klerk anunciou o fim do veto ao partido de Mandela, o Congresso Nacional Africano. E Mandela, após 27 anos detido, voltou à liberdade.

As primeiras eleições multirraciais da África do Sul deram vitória ao CNA, e Mandela liderou o país até 1997.

Depois disso, continuou sendo um ícone para milhões ao redor do mundo.