Topo

Estado de saúde de Mandela piorou nas últimas 48 h, diz assessor do ex-presidente

Do UOL, em São Paulo

27/06/2013 03h39

O estado de saúde do ex-lider da África do Sul Nelson Mandela, 94, piorou nas últimas 48 horas, disse seu assessor, Mac Maharaj, à emissora local SABC. A informação foi dada pela agência Reuters na madrugada desta quinta-feira (27).

O herói africano

  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.

    Clique na imagem para saber mais

Maharaj disse que Mandela, hospitalizado em Pretória (África do Sul) há quase três semanas tratando uma infecção pulmonar, continua em estado crítico.

Presidente cancela viagem

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, cancelou uma viagem que faria ao vizinho Moçambique na quinta-feira (27) após visitar Mandela, o que aumentou a especulação sobre a saúde do ex-líder.

"É evidente que a questão da gravidade tem sido tal que o presidente Jacob Zuma cancelou sua viagem", disse Mac Maharaj, ao Talk Radio 702.

Ele se recusou a comentar sobre relatos de que Mandela estaria respirando com ajuda de aparelhos: "Eu não posso confirmar quaisquer detalhes clínicos".

Visitas no hospital

Na entrada do Medi-Clinic Heart Hospital de Pretória, onde está internado o ícone mundial da igualdade racial, cidadãos anônimos deixam presentes, flores, mensagens e canções de apoio a Mandela.

As visitas ao centro médico também continuam e, além da presença diária da família, ontem estiveram no recinto a ministra da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, e o arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba.

O ex-médico pessoal de Madiba, Vejay Ramlakan, também o visitou no hospital.

Saúde vem se deteriorando

Nelson Mandela foi internado em quatro ocasiões desde o mês de dezembro.

O ex-presidente contraiu os problemas respiratórios, dos quais sofre de forma recorrente, durante os seus 27 anos nas prisões do "apartheid", regime contra o qual lutou durante quase sete décadas.

O primeiro presidente negro da África do Sul ganhou a admiração dos sul-africanos e do mundo por sua coragem na hora de combater o racismo institucionalizado imposto pela minoria branca.

Mas, sobretudo, por sua nítida aposta pela reconciliação e pela convivência na transição exemplar que liderou junto com o último presidente do "apartheid", Frederik De Klerk, o que rendeu aos dois o Prêmio Nobel da Paz em 1993. (Com Efe e Reuters)