Topo

Protestos no Egito deixam 16 mortos

25/01/2015 19h27

Pelo menos 16 pessoas morreram neste domingo no Egito em confrontos entre a política e manifestantes, de acordo com autoridades do país. 
Outras dezenas de manifestantes teriam ficado feridas. Um policial estaria entre os mortos.

Os protestos foram organizados para marcar o quarto aniversário da revolta que derrubou Hosni Mubarak do poder, em 2011. E o esquema de segurança das grandes cidades do Egito foi reforçado, prevendo confrontos.

No ano passado, dezenas de pessoas foram mortas em protestos similares. As mortes deste domingo teriam ocorrido no Cairo e em Alexandria, no norte do país.

Segundo a polícia, dois militantes mortos estavam tentando montar um dispositivo explosivo. No sábado, a ativista Shaimaa al-Sabbagh foi morta a tiros durante uma passeata do partido socialista Aliança Popular no centro do Cairo.

O partido culpou a polícia por sua morte. Al-Sabbagh foi enterrada neste domingo em clima de grande tensão em Alexandria e promotores abriram uma investigação sobre sua morte.

Desde que o presidente Mohammed Morsi foi deposto, em julho de 2013, as novas autoridades egípcias têm reprimido atos de dissidência política.