Topo

Lancet publica estudo brasileiro que aponta relação entre zika e microcefalia

Ueslei Marcelino/Reuters
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Smitha Mundasad

Da BBC News

18/02/2016 08h17

O estudo, feito por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, confirmou a presença do vírus da zika no líquido amniótico de duas mulheres que tiveram sintomas da doença durante a gravidez e cujos fetos tinham microcefalia. De acordo com os cientistas, isso sugere que o vírus pode atravessar a placenta e infectar fetos.

A pesquisa, publicada na revista científica "Lancet Infectious Diseases", envolveu duas mulheres que tiveram febres, manchas vermelhas e dores musculares durante a gravidez.

Após ultrassons mostrarem que os fetos tinham microcefalia, cientistas fizeram mais exames do tipo amniocentese. O procedimento consiste em retirar uma pequena amostra do líquido amniótico que envolve o feto no útero. Análises genéticas do fluido confirmaram a presença do vírus zika.

A principal autora da pesquisa, Ana de Filippis, disse que a pesquisa "mostra o vírus sendo identificado diretamente no líquido amniótico de uma mulher durante a gravidez, sugerindo que o vírus poderia cruzar a placenta e potencialmente infectar o feto".

Mas ela ressaltou que "o estudo não pode determinar se o vírus identificado nestes dois casos foi a causa da microcefalia nos bebês." "Até entendermos o mecanismo biológico ligando a zika à microcefalia, não podemos ter certeza que um causa o outro, e mais pesquisas precisam ser feitas urgentemente."

Separadamente, o estudo sugere que o vírus, geneticamente, é muito semelhante ao zika vírus que circulou na Polinésia Francesa em 2013.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil investiga atualmente 3.935 casos suspeitos de microcefalia em bebês. Até o momento, 508 casos já tiveram confirmação de microcefalia e outros 837 casos notificados já foram descartados por apresentarem exames normais.

Mas especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde) alertam que o vínculo ainda não foi provado e esperam divulgar novas informações nas próximas semanas.

Jimmy Whitworth, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, acrescentou que, embora não prove a relação, "o estudo fortalece as evidências de que o vírus zika causa microcefalia fetal no Brasil".

Mas cientistas dizem que, apesar do crescimento do interesse científico no assunto, muitas perguntas permanecem sem respostas - como por exemplo a dimensão do risco de fetos de mães infectadas por zika desenvolverem microcefalia e se o momento em que a infecção ocorre faz diferença.