Topo

Esse conteúdo é antigo

O que se sabe sobre denúncia do MPF contra o senador José Serra e sua filha

O MPF denunciou hoje o senador José Serra (PSDB-SP) e a filha dele, Verônica Allende Serra, por lavagem de dinheiro - Pedro França/Agência Senado
O MPF denunciou hoje o senador José Serra (PSDB-SP) e a filha dele, Verônica Allende Serra, por lavagem de dinheiro Imagem: Pedro França/Agência Senado

03/07/2020 09h06

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou nesta sexta-feira (3) o senador e ex-governador José Serra (PSDB-SP) e a filha dele, Verônica Allende Serra, por lavagem de dinheiro.

Além da denúncia, a força-tarefa da Lava Jato em São Paulo também deflagrou a operação Revoada para investigar "outros fatos relacionados a esse mesmo esquema de lavagem de dinheiro em benefício de José Serra".

Segundo o Ministério Público Federal, oito mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal estão sendo cumpridos em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

A BBC News Brasil entrou em contato com a assessoria de Serra e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

A denúncia aponta que, em 2006 e 2007, Serra "valeu-se de seu cargo e de sua influência política para receber, da [empreiteira] Odebrecht, pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul".

Ainda segundo o MPF, "milhões de reais foram pagos pela empreiteira por meio de uma sofisticada rede de offshores no exterior, para que o real beneficiário dos valores não fosse detectado pelos órgãos de controle".

Lava Jato de SP denuncia José Serra e filha por lavagem de dinheiro - BBC - BBC
Lava Jato de SP denuncia José Serra e filha por lavagem de dinheiro
Imagem: BBC