Topo

Terremoto de magnitude 6,7 atinge as Filipinas e mata ao menos 7

Em Manila (Filipinas)

06/02/2012 08h00

Ao menos sete pessoas morreram nesta segunda-feira (6) em um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter ocorrido perto da ilha filipina de Negros, na região central do arquipélago.

"Por enquanto, é possível confirmar sete mortos", afirmou à rede de TV "GMA News" o diretor do Centro Nacional de Desastres, Benito Ramos.

Ramos detalhou a agência Efe que uma das vítimas é uma menina de nove anos. Ela foi esmagada por um muro que caiu pelo tremor na aldeia de Tayasan.

Conforme relatório do organismo, um menino de 11 anos também morreu na localidade de Jimalalud na queda de muro. Outros quatro óbitos ocorreram em Guihulngan e mais uma em Tayasan.

O diretor do Centro de Prevenção de Desastres revelou que o tremor provocou fendas e quebrou vidros de shoppings e prédios públicos na província de Negros Ocidental e nas cidades de Cebu e Iloilo.

Há pouco, o Serviço de Sismologia e Vulcanologia (Phivolcs) cancelou o alerta de tsunami de nível 2 (em uma escala de até 5) emitido para o litoral da ilha de Negros e da de Cebu.

O governo ordenou aos pescadores permanecerem em terra e pediu à população das áreas de risco que deixem suas casas, embora não haja alerta de retirada em massa dos moradores.

O tremor ocorreu às 11h49 (1h49 de Brasília) e o epicentro foi a 19 quilômetros de profundidade e 70 quilômetros ao norte de Dumaguete, em Negros, pelos dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica no mundo todo.

O terremoto foi seguido de duas réplicas de magnitudes 5,6 e 4,8 .

As Filipinas ficam sobre o chamado 'Anel de Fogo do Pacífico', uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por 7.000 tremores ao ano, a maior parte deles moderados.