Topo

Incêndios na Espanha deixam dois mortos e causam graves danos ecológicos

13/08/2012 07h37

Madri, 13 ago (EFE).- O incêndio que atinge Alicante, na Espanha, causou a morte de duas pessoas, enquanto o fogo na ilha de La Gomera, também no país, obrigou dezenas de pessoas a serem evacuadas e causou graves danos ecológicos.

Um membro da brigada anti-incêndio morreu na cidade de La Torre de les Maçanes, em Alicante, nesta madrugada. Além dele, um guarda florestal também perdeu a vida, segundo o serviço de emergência do governo regional de Valencia.

Duas pessoas ficaram feridas e foram internadas. Por causa do incêndio, diversos imóveis foram evacuados. As autoridades apontam como possível causa do fogo uma labareda que saiu de um carro quando um mecânico realizava um conserto.

No arquipélago das Ilhas Canárias, um incêndio florestal iniciado em 4 de agosto e que voltou a atingir a região, afetou nas últimas horas 30 casas do município de Valle Gran Rey e causou graves danos ecológicos em toda a zona.

Mais de três mil pessoas tiveram que ser evacuadas. As autoridades afirmaram que a população não corre risco porque a serra de Valle Gran Rey já pegou fogo. Os moradores terão que esperar uma avaliação sobre os imóveis do lugar antes de poderem voltar para casa.

O incêndio em La Gomera causou "importantíssimos danos ecológicos" porque atingiu o Parque Nacional de Garajonay. A Espanha está sofrendo neste verão com grandes incêndios florestais, que consumiram milhares de hectares em diversos pontos do país, devido a uma combinação das altas temperaturas e um déficit de chuva durante o inverno, o mais seco desde 1947.