Topo

George McGovern, ex-senador rival de Nixon em 1972 morre aos 90 anos

21/10/2012 11h43

Washington, 21 out (EFE).- O ex-senador americano George McGovern, que foi candidato presidencial democrata e perdeu para o republicano Richard Nixon em 1972, morreu neste domingo aos 90 anos de idade, segundo informou sua família.

McGovern morreu de maneira tranquila na manhã de hoje em um asilo em Sioux Falls, em Dakota do Sul, cercado por familiares e amigos próximos, de acordo com o comunicado divulgado por sua família.

Nascido em Avon (Dakota do Sul), seu pai foi um pastor metodista e o político cresceu em um ambiente extremamente religioso.

McGovern foi piloto durante a Segunda Guerra Mundial, estudou história na universidade e dirigiu o programa Alimentos para a Paz durante o Governo de John F. Kennedy.

O político representou a Dakota do Sul no Congresso durante mais de duas décadas, primeiro na Câmara dos Representantes (de 1957 a 1961) e depois no Senado (de 1963 a 1981).

Mcgovern foi um dos primeiros congressistas que se opôs com firmeza à Guerra do Vietnã e este foi o principal argumento de sua campanha como candidato presidencial pelo Partido Democrata em 1972.

O democrata perdeu com folga as eleições e só venceu no estado de Massachusetts. Em 1984, voltou a tentar a nomeação presidencial democrata, mas acabou se retirando da disputa durante o processo de primárias.

Ao lado do ex-senador Bob Dole, McGovern ganhou o Prêmio Mundial da Alimentação por seu trabalho contra a fome, uma luta na qual se manteve após sua retirada da política.

McGovern tinha forte ligação com o líder cubano Fidel Castro e era um opositor declarado do embargo imposto pelos EUA à ilha.